Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 23 de março de 2011

TUSP recebe inscrições para workshops

O Teatro da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas, até 31 de março, para os workshops “A Verdade em Cena”, com Denise Weinberg, e “O Jogo com a Peça Didática de Bertold Brecht”, com Ingrid Dormien Koudela e Swantje Nölke. Os encontros fazem parte da Mostra Experimentos 2011 do TUSP.
As inscrições serão feitas mediante envio de currículo resumido e carta de interesse, pelo e-mail tuspmkt@usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (assunto: Workshop Mostra Experimentos – Inscrição).
Os currículos serão encaminhados aos ministrantes dos workshops, que farão a análise e seleção dos participantes.
Mais informações no site www.usp.br/tusp

terça-feira, 22 de março de 2011

Incrições até 25 de março - Projeto Corpo-Educação-Arte

Projeto Corpo-Educação-Arte
Vivência artística performática gratuita para professores e alunos de escolas públicas

Utilizando técnicas corporais do teatro, da mímica, da dança e da performance, aliadas aos conceitos da filosofia contemporânea, vamos expressar e lidar criativamente com as questões e problemas da educação e da vida escolar.
Esse projeto é uma parceria entre o Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia e a Dramaturgia do Desejo, linguagem artística desenvolvida pela atriz e diretora Silvana Abreu.
Público Alvo: professores e alunos de escola e faculdades públicas, a partir de 15 anos
Duração: 3 meses - encontros semanais
Quando: de 2 de abril a 25 de junho
sábados, das 14:30h às 17:30h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (metrô Tiradentes) - São Paulo/SP
Contatos: (11) 3796-3971
Participação Gratuita - Vagas limitadas
.
Informações e Inscrições:
corpoeducacaoarte.blogspot.com
Incrições até 25 de março
.
Producão:
Cia. Silvana Abreu
Escola Nômade de Filosofia
Cooperativa Paulista de Teatro
Apoio Institucional:
Poiesis Organização Social de Cultura
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Realização:
Funarte - Fundação Nacional de Artes
Secretaria de Cidadania Cultural
Ministério da Cultura
Esta iniciativa integra o Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura

segunda-feira, 21 de março de 2011

As inscrições para o Congresso Brasileiro de Teatro foram prorrogadas para o dia 23 de março.

O encontro, proposto pela Cooperativa Paulista de Teatro, com o apoio da Rede Brasileira de Teatro de Rua e da Secretaria de Cultura de Osasco, já tem mais de cem representantes de todo o país confirmados.
Para se inscrever é necessário usar esta ficha (clique para baixar) e enviar, por e-mail, para o endereço congressoteatro2011@yahoo.com.br. A participação é gratuita.
O Congresso Brasileiro de Teatro ocupará a Escola de Artes de Osasco (Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro).
Saiba mais sobre a programação e as pautas de discussão

Festival Porto Alegre em Cena - Inscrições até 31 de Março

 Até o dia 31 de Março, estão abertas as inscrições para o 18º Porto Alegre em Cena, que acontecerá de 6 a 26 de setembro de 2011, abre inscrições para produções de todo o Brasil. Cada grupo deve enviar uma breve clipagem, sinopse e ficha técnica, fotos e um DVD na íntegra (sem cortes) do espetáculo. Não há ficha de inscrição padrão. A organização do festival pede a todos os produtores que têm propostas e projetos online que os enviem somente para o endereço eletrônico oficial do festival: poaemcena@smc.prefpoa.com.br. Mais informações pelos telefones (51) 3232 1652 ou (51) 3235-1120.

Página do Fetsival: http://www.poaemcena.com.br/  

CEU Caminho do Mar abre inscrições para Núcleo Vocacional 2011

Já estão abertas as inscrições para o Programa Núcleo Vocacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, desde o dia 21 de fevereiro.
Os encontros começam em março, sempre às quartas, das 18h30 às 21h30 e aos sábados, das 10h às 13h no espaço.
O projeto é composto por artes visuais, música, teatro e dança e ocorre anualmente. Para esse ano, o Vocacional apresenta “Aldeias”.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 14 anos, apresentar RG, foto 3X4 e preencher a ficha cadastral na gestão do CEU.
O Núcleo Vocacional acolhe jovens com a finalidade de promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.
Com uma equipe de coordenadores e artistas-orientadores contratados anualmente, atua preferencialmente em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.

Inscrições abertas para edital de seleção de projetos de Mediação em Arte

De 18/3 a 25/4/2011, estão abertas as inscrições para edital de seleção de projetos de Mediação em Arte. Lançado de forma pioneira, o Edital de Concurso Projetos de Mediação em Arte tem como objetivo abrir um espaço de experimentação para artistas-mediadores no CCSP. Serão contemplados até cinco projetos de arte e educação das várias linguagens artísticas a serem desenvolvidos ao longo do ano, no molde site-specific.
O Concurso pretende responder à crescente demanda no desenvolvimento de processos de mediação artístico-culturais. Visa incentivar a formação de público na instituição, experimentar novos procedimentos, além de estimular debates no campo da cultura e educação e produzir material de mediação, contribuindo para os estudos nesta área.
Atenção: No dia 29 de março, terça-feira, às 19h, na Sala Zero, haverá um bate-papo entre os interessados em participar do edital e a equipe da Divisão de Ação e Cultural Educativa do CCSP, para esclarecimento de dúvidas.
Veja também a publicação deste edital no Diário Oficial, sexta-feira, 10/3, página 28
Esta ficha de inscrição consta do edital e deve ser encaminhada junto à documentação solicitada.
Esta declaração consta do edital e deve ser encaminhada junto à documentação solicitada.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Oficinaa com Teatro del Temple

A Cía Teatro del Temple (Zaragoza, España) surgiu em 1994 e se consolidou pela qualidade e coerência estética, sob a direção de Carlos Martín e Alfonso Plou. O grupo vem ao Brasil, a convite do CCE_SP, para apresentar o espetáculo Yo mono libre na IV edição do Festival Iberoamericano de Teatro, dia 20 de março, e realizar uma oficina na SP Escola de Teatro. A peça é uma versão respeitosa de "Comunicação a uma academia" de Franz Kafka (1917) e propõe aproximação a um processo de mudança do personagem, oferecendo-lhe ferramentas para acalmar um angustioso estado de alarme provocado por seu instinto de sobrevivência.

A oficina propõe:- Aproximação a Kafka (o animal Kafkiano e a fábula original), já que o espetáculo apresentado no Brasil durante o Festival Iberoamericano de teatro é uma adaptação de um texto de Kafka.
- Seguimento das técnicas utilizadas (elaboração da maquiagem e caracterização, desenvolvimento da composição corporal, utilização da gestualidade zoomorfa, uso de cacofonias) para a interpretação do personagem.
- Análise do processo emocional e sua adequação ao uso da máscara, a serviço do relato cênico.

Data 21 mar | Horário 9h | Local SP Escola de Teatro. Av Rangel Pestana, 2401 - Brás, São Paulo SP | Inscrições 1 a 11 de mar pelo site http://www.spescoladeteatro.org.br/

sexta-feira, 4 de março de 2011

Oficina de Acrobacia Dinâmica e Estática

SEBRAE promove cursos de Economia da Cultura e Empreendedorismo

Em março, o Sebrae promove, em São Paulo, Goiânia e Porto Alegre, seu Curso de Economia da Cultura e Empreendedorismo, um evento para difundir a prática de empreendedorismo em diversos setores da economia da cultura.
São três aulas para introduzir os conceitos e instrumentos da economia da cultura, identificar as principais práticas no processo de empreendedorismo cultural e examinar o ambiente legal e os aspectos institucionais do exercício dos direitos culturais no Brasil.
Entre os professores, duas referências nacionais na área: Ana Carla Fonseca Reis, assessora em economia criativa
para a ONU (UNCTAD e PNUD), e Leandro Valiati, professor, pesquisador e consultor em Economia da Cultura em diversas instituições, entre elas, MinC e UNESCO.
Em São Paulo, o curso acontece no dia 12 de março, na Casa das Rosas. Em Goiânia, no Centro Cultural Martim Cererê, dia 15/3. E em Porto Alegre, no dia 25/3, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
A entrada é franca. Mais informações no Twitter

quarta-feira, 2 de março de 2011

São Paulo -Secretaria de Cultura abre inscrições de projetos para Lei de Incentivo 2011

Lei de Incentivo 2011

Secretaria de Cultura abre inscrições de projetos para Lei de Incentivo 2011
A Lei de Incentivo receberá inscrições de 1º de março a 31 de agosto de 2011 e irá cobrir eventos culturais e iniciativas de preservação do patrimônio histórico realizados dentro da cidade de São Paulo.

Para este ano, o investimento disponível será destinado à realização de projetos das áreas de música; artes cênicas (teatro, circo e dança); audiovisual (cinema, vídeo e multimídia); artes visuais (artes plásticas, artes gráficas e fotografia); literatura e bibliotecas; patrimônio histórico e acervos; registro, inventário e conservação de tradições culturais.

A aprovação do incentivo depende do atendimento às especificações do edital e da apresentação da documentação exigida. A análise será realizada segundo a ordem de apresentação de termo de compromisso e assinatura do termo de responsabilidade junto a CAAPC - Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais. Os interessados podem consultar o texto completo no link abaixo.

O requerimento de inscrição, a descrição do projeto cultural e os documentos exigidos pelo edital deverão ser entregues na Secretaria Executiva da CAAPC, localizada na Avenida São João, 473, 10º andar, de segunda a sexta, das 10h às 16h, ou enviados pelo Correio com Aviso de Recebimento - AR, até 31 de agosto de 2011.Edital da Lei de Incentivo 2011 (Caso não consiga visualizar faça o download do Adobe Reader)Requerimento de Inscrição

Informações:
CAAPC - Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais
Telefone 3397-0061 e 3397-0062

terça-feira, 1 de março de 2011

“Oficina de Gestão Cultural” acontece no Periferia Invisível

Tem interesse por produção artística? Então, para que seu conhecimento sobre o assunto tenha um bom embasamento o projeto Periferia Invisível realiza a “Oficina de Gestão Cultural”. Com inscrição gratuita, o curso acontece no domingo, 13 de março, das 16h às 17h e a ficha para participar do curso pode ser preenchida aqui.
divulgação
Com 15 vagas, a oficina tem duração de uma hora
Durante a oficina, Bruno Veloso promove discussões sobre Bens e Serviços Culturais e a produção e manutenção dos mesmos. A partir desse tema, as diversas formas de financiamento oferecidas pelo governo, assim como as ações de gerenciamento possíveis para planejar e programar as atividades administrativas de organizações públicas e privadas entram na pauta do curso.
Deste modo, aqueles que pensam em estruturar novos projetos culturais podem aplicar os conceitos passados na oficina e garantir uma produção concebida em bases firmes.