Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015 da SP Escola de Teatro



Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015 da SP Escola de Teatro
 
São oferecidas 96 vagas para oito Cursos Regulares gratuitos,
distribuídas entre os períodos matutino e vespertino

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2015 da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com vagas para oito Cursos Regulares gratuitos da Instituição: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Mais ( www.institutomais.org.br), até as 17h do dia 13 de outubro.

Para se inscrever e disputar uma das 96 vagas, distribuídas entre os períodos matutino e vespertino do primeiro semestre de 2015, os interessados precisam ser maiores de idade (ter 18 anos completos até a data de início das atividades letivas da Escola) e possuir Ensino Médio completo. A taxa para efetuar a participação no Processo Seletivo é de R$ 39 (mas, em certos casos, é possível solicitar a redução de 50% ou até 100% deste valor. Saiba quais são os requisitos para ter acesso a esse benefício no Capítulo 2 do Edital do Processo Seletivo).

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento das vagas dos Cursos Regulares, nos períodos matutino, das 9h às 13h, e vespertino, das 14h30 às 18h30, de terça a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 18h30.Os cursos têm duração de dois anos e as aulas são realizadas entre as três sedes da Escola: Roosevelt (Praça Roosevelt, 210), Marquês (Rua Marquês de Itu, 273-285) e Ateliê (Rua Rego Freitas, 529).

O Processo Seletivo será realizado em dois momentos. O primeiro, de caráter eliminatório,constará de entrevistas e uma redação, para todos os candidatos inscritos, e está previsto para dia 28 de outubro (Entrevistas) e 2 de novembro (Redação). O edital de convocação para a realização das avaliações do PrimeiroMomento deve ser divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2014, nos endereços eletrônicoswww.institutomais.org.br e www.spescoladeteatro.org.br
                                                           
Já o Segundo Momento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado por intermédio de avaliações específicas relacionadas ao curso de interesse do candidato e somente serão convocados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco), de acordo com o número de vagas disponíveis em cada curso.Sua realização ocorrerá somente após divulgação do resultado da Primeira Fase, e está prevista para acontecer entre os dias 18 de novembro e 2 de dezembro de 2014.

O resultado final será divulgado na recepção da SP Escola de Teatro e nos siteswww.spescoladeteatro.org.brwww.institutomais.org.br, no dia 9 de dezembro de 2014.

Conheça um pouco mais sobre cada curso:

I -  ATUAÇÃO
Coordenador: Hugo Possolo
O curso está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas.  O curso pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo.  Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

II -  CENOGRAFIA E FIGURINO
Coordenador: J. C. Serroni
O curso, por intermédio de conhecimentos básicos, capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área. O curso abrange também o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.  

III -  DIREÇÃO
Coordenador: Rodolfo García Vázquez
O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Este curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral.  Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas. Trata-se de uma formação humanista e interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola. O candidato deverá ter experiência teatral.

IV -  DRAMATURGIA
Coordenação: Marici Salomão
Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos aprendizes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.  

V-  HUMOR
Coordenação: Raul Barretto
O curso de Humor está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

VI -  ILUMINAÇÃO
Coordenação: Guilherme Bonfanti
O curso qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas.  Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. O curso promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial as artes visuais. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola. 

VII - SONOPLASTIA
Coordenação: Raul Teixeira
O curso propõe a formação do aprendiz por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. O curso abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. As propostas do curso envolvem discussões sobre a música no teatro, cinema, rádio e televisão.  Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

VIII -  TÉCNICAS DE PALCO (Cenotecnia)
Coordenação: J. C. Serroni
O curso capacita aprendizes interessados na profissionalização do técnico de palco. O que seria um técnico de palco? Aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o aprendiz deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aulas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.