Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Curso - Iniciação à crítica teatral

Orientador: Kil Abreu
Objetivo
Apresentar e discutir com os participantes um panorama possível de algumas questões em torno da cena contemporânea, com ênfase no teatro brasileiro; apresentar panorama de instrumentos críticos inspirados nesta cena; promover exercícios de crítica teatral com base neste repertório.
Conteúdo: Breve panorama da crítica moderna brasileira a partir dos seus críticos. As disciplinas afins: teoria, história, estética do teatro. Panorama dos modos de produção e criação no teatro brasileiro contemporâneo. A especificidade do trabalho crítico. O ponto de vista e o argumento.  Dialética entre as partes e o todo. O espetáculo como eixo da análise.

*Haverá aulas expositivas com exercícios de escrita a partir de espetáculos em cartaz na temporada.  Discussão coletiva dos textos criados.

Kil Abreu
Jornalista, crítico, curador e consultor de projetos. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu crítica para o jornal Folha de S.Paulo e revista Bravo!, entre outros. Dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2003/2004), quando supervisionou os programas de fomento ao teatro, projeto Formação de Público e Teatro Vocacional. Por dez anos foi mestre e coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André e por oito jurado do Prêmio Shell. Fez curadoria de alguns dos principais festivais de teatro do País, como os de Curitiba, Recife e Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Ministrou cursos na SP Escola de Teatro. Atualmente é curador de Teatro do Centro Cultural São Paulo e crítico-colaborador do Teatro Jornal. Mantém estudos em dramaturgia e teatro brasileiro contemporâneo.

Público
Estudantes de teatro, letras ou áreas afins; autores, atores, diretores com interesse em crítica teatral e domínio do texto escrito.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Breve currículo e carta de interesse
De 23 de junho a 31 de julho de 2015
Terças, quintas e sextas– das 19 às 22h
Local: SP Escola de Teatro, Praça Roosevelt, 210

Maiores informações: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2015/27.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições de 26 de maio a 16 de junho
Aprovados e matrícula online: 18 e 19 de junho
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo
Telefone 11 3775.8600 - ramal 14