Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 16 de junho de 2015

Curso - Devising Performativo na Prática do Teatro Expandido

Orientador: Rodolfo Garcia Vásquez
Objetivo
O objetivo do curso é apresentar aos alunos novas possibilidades do fazer teatral contemporâneo, a partir da discussão dos conceitos de Devising, teatro performativo e teatro expandido. Além dos conceitos, os alunos serão apresentados a procedimentos e práticas que resultarão em um exercício cênico final

Rodolfo García Vázquez 
Nasceu em São Paulo no dia 4 de março de 1962.
Tem formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduação em Sociologia da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Inicia-se no teatro pela Escola de Teatro Macunaíma, em São Paulo, em 1985. Em 1989, funda a Companhia de Teatro Os Satyros com Ivam Cabral e adquire, mais tarde, o Teatro Bela Vista.

Em 1992, transfere-se para Portugal com sua companhia. Desenvolve, então, um método de trabalho para Os Satyros definido como o Teatro Veloz, criado a partir de estudos sobre a questão da pós-modernidade e dos processos de trabalho de Stanislavski.
Atuou nos mais importantes festivais de teatro da Europa (Avignon, Edimburgo, Castillo de Niebla, entre outros), e no Teatro Jovem de Kiev, com a peça “A Filosofia na Alcova”, tendo sido o primeiro espetáculo estrangeiro a se apresentar na Ucrânia após a dissolução da União Soviética.

Em 93 é procurado por Steven Severin, criador e principal integrante da banda britânica Siouxsie & The Banshees, que se interessa por seu trabalho. Nasce, neste momento, a ideia do espetáculo “Os Cantos de Maldoror”, com composições criadas pelo músico britânico.

Desde 97 participa do evento multicultural Instant Acts Against Violence and Racism, com subsídio da Comunidade Europeia e organizado pela instituição alemã Interkunst.
Foi indicado a vários prêmios nas categorias de Melhor Diretor e Autor. Em 2001, por seu trabalho em “Quinhentas Vozes” foi premiado com o Troféu Gralha Azul como Melhor Diretor; e com “Sappho de Lesbos” recebeu o Prêmio Shell de Melhor Iluminador.
Desde 1998 até 2004, exerceu a função de diretor artístico da instituição alemã Interkunst, tendo dirigido, entre outros, “Fifty Years Difference”, produzido em parceria com o Grotowsky Laboratorium e o Théâtre de L’Opprimé, de Paris; e “Beschadigte Seelen”, com patrocínio regional do governo alemão.
Em 2002 debutou no cinema com o curta-metragem “Teatro em Movimento”; os documentários “Patrimônio Cultural de Curitiba” e “Memória Videográfica dos Atores Paranaenses”; e o longa “Terceiro Sinal”, em fase de montagem.
Em 2003 dirige “A Filosofia na Alcova” e “Antígona”, pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Diretor.
Em 2004 escreve e dirige “Kaspar ou A Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de Sua Casca de Noz”, “Transex” e “Cosmogonia – Experimento Nº 1”.
Em 2005 dirige “A Vida na Praça Roosevelt” e recebe o prêmio Shell/São Paulo como Melhor Diretor e vence o Prêmio Qualidade Brasil.
Em 2006, faz turnê pela Alemanha com o espetáculo “A Vida na Praça Roosevelt”, com apresentações em Mülheim (no Mülheimer Theatertage, principal festival de teatro de língua alemã), Munique (Kammerspiele) e Hamburgo (Thalia Theater). Também dirige “Os 120 Dias de Sodoma”, a partir da obra do Marquês de Sade, e “Inocência”, de Dea Loher. Remonta “De Profundis”.
Também em 2006, como escritor, vê um conto seu participar da coletânea de contos de autores da Praça Roosevelt chamada “Brother Cactus”.
Em 2006 dirige “Os 120 Dias de Sodoma” e “Inocência”, que é eleito um dos melhores espetáculos do ano pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e é indicado ao Prêmio Shell em três categorias: Direção, Cenário e Figurinos.
Em 2007, dirige “Divinas Palavras” e realiza o roteiro e a direção de “Vento na Janela”, para a TV Cultura.
Em 2008, dirige “Vestido de Noiva” e “Liz”, e dirige o episódio televisivo “A Noiva” para a TV Cultura, dentro da série Direções.
Em 2009, dirige “Justine” e a minissérie “Além do Horizonte” para a TV Cultura, dentro da série Direções. Foi indicado por “Justine” como Melhor Diretor e Iluminador (Prêmio Shell) e também ao Prêmio Contigo de Teatro (Melhor Espetáculo).
Em 2010, dirige "Hipóteses para o Amor e a Verdade", com texto de Ivam Cabral. E encena "Roberto Zucco", de Bernard-Marie Koltès.
Em 2012, assina a direção de "Cabaret Stravaganza", que é apresentado na Suécia, em 2013.
Em 2013, além de estrear o espetáculo "Inferno na Paisagem Belga", apresenta a montagem de "Filosofia na Alcova", no festival Fringe Hollywood, em Los Angeles. E estreia, em agosto, "Édipo na Praça", de Sófocles, com roteiro de Rodolfo García Vázquez, Óscar Silva e Reinol Sottolong. Estreia o espetáculo "Adormecidos", de Jon Fosse.
Em 2014, como parte das atividades do projeto que comemora os 25 anos de criação do grupo Os Satyros, inicia o projeto “Satyros 25 Anos – E Se Fez a Humanidade Ciborgue em 7 Dias”, com apoio da Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo, que estreia em março.
Também em 2014, estreia, em agosto, o espetáculo "Pessoas Perfeitas", com texto próprio em coautoria com Ivam Cabral.

Indicações e Premiações
1997- Foi indicado a vários prêmios nas categorias de Melhor Diretor e Autor.
2001- “Quinhentas Vozes” foi premiado com o Troféu Gralha Azul como Melhor Diretor; e com “Sappho de Lesbos” recebeu o Prêmio Shell de Melhor Iluminador.
2003- “A Filosofia na Alcova” e “Antígona”, pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Diretor.
2005- Por “A Vida na Praça Roosevelt” recebe o Prêmio Shell/São Paulo como Melhor Diretor e vence o Prêmio Qualidade Brasil.
2006- “Os 120 Dias de Sodoma” e ”Inocência”, que é eleito um dos melhores espetáculos do ano pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte e é indicado ao Prêmio Shell em três categorias: Direção, Cenário e Figurinos.
2009- Foi indicado por “Justine” como Melhor Diretor e Iluminador (Prêmio Shell) e também ao Prêmio Contigo de Teatro (Melhor Espetáculo).
2010- Prêmio Shell, Melhor Direção por "Roberto Zucco"
2010- APCA (Associação Paulista de Criticos de Arte), Melhor Direção por "Roberto Zucco"
2010- CPT (Cooperativa Paulista Teatro), Melhor Direção por "Roberto Zucco" e Melhor Espetáculo por "Hipóteses para o Amor e a Verdade" e "Roberto Zucco"
2014- Prêmio Shell de Teatro, na categoria Inovação por Satyrianas - Uma Saudação à Primavera
2015- Prêmio APCA - Melhor Espetáculo por "Pessoas Perfeitas"
2015- Prêmio Shell - Melhor Texto por "Pessoas Perfeitas"

Público
Diretores, atores, técnicos de som e luz, cenógrafos, figurinistas, técnicos de palco, dramaturgos e produtores teatrais, artistas com formação multidisciplinar e pesquisadores da área teatral.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Breve currículo e carta de interesse
De 29 de junho a 22 de julho de 2015
Segunda a sexta– das 19 às 22h (na primeira semana) e das 18 às 21h no restante
Local: SP Escola de Teatro, Praça Roosevelt, 210

informações: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2015/29.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições de 9 a 24 de junho
Aprovados e matrícula online: 26 de junho
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo
Telefone 11 3775.8600 - ramal 14