Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Edital seleciona agentes formadores em governo aberto

Iniciativa oferecerá 48 bolsas, será coordenada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP) e desenvolvida por meio da Controladoria Geral do Município e das Secretariais Municipais de Cultura, Relações Internacionais e Relações Governamentais


A cada dia, a transparência e a gestão participativa têm ganhado mais importância para as instituições democráticas. Para incentivar essa realidade no município de São Paulo, a Prefeitura estimula ações integradas de transparência e participação por meio da São Paulo Aberta, iniciativa de governo aberto da cidade. No entanto, para que esse processo ganhe força e envolva cada vez mais gestores e cidadãos, é fundamental investir em formação e capacitação nessas áreas. 

+ Consulte o edital na íntegra


Para contribuir neste sentido, a Prefeitura formatou um edital que selecionará propostas de agentes formadores em governo aberto que capacitarão um público estimado de 25 mil participantes. Essa iniciativa é coordenada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo - CIGA - SP, e será desenvolvida por meio da Controladoria Geral do Município e das Secretariais Municipais de Cultura, Relações Internacionais e Relações Governamentais.

As inscrições para o edital estão abertas até 7 de agosto. Serão oferecidas 48 bolsas, divididas em duas etapas, com duração de seis meses cada. As bolsas serão distribuídas igualmente entre quatro categorias temáticas: “Transparência”, “Mapeamento colaborativo e gestão participativa”, “Tecnologia aberta e colaborativa” e “Comunicação em rede”. Os proponentes deverão ser maiores de 18 anos e apresentar projetos relacionados aos temas citados com o objetivo de realizar atividades formativas para o público geral, gestores públicos, conselheiros municipais e movimentos sociais, nas diversas regiões da cidade. 

O objetivo do agente formador é criar condições para o desenvolvimento de uma cultura de participação, transparência e inovação tecnológica. Para isso, cada bolsista receberá R$ 1 mil para promover dez horas mensais de formação que visem difundir as temáticas de governo aberto, além de produzir e disponibilizar materiais relacionados, participar de todos os processos de acompanhamento, formação e discussão do programa com a Prefeitura e elaborar relatórios trimestrais das ações realizadas. 

As inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma SPCultura (http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/), que receberá também informações dos formadores sobre as ações de governo aberto realizadas nos territórios da cidade após o início das atividades. 

Confira o calendário das oficinas de apresentação do Edital "Agente Formador na Cultura de Governo Aberto":
CEU Campo Limpo - Cardeal Dom Agnelo Ross
Dia 22 de julho de 2015 às 19:00

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Dia 23 de julho de 2015 às 19:00

Centro Cultural da Penha
Dia 23 de julho de 2015 às 19:30
Casa de Cultura Tendal da Lapa
Dia 20 de julho de 2015 às 14:00
Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação
Dia 15 de julho de 2015 às 19:00
CEU São Mateus
Dia 30 de julho de 2015 às 19:30
USP - EACH
Dia 4 de agosto de 2015 às 13:00
USP- Cidade Universitária
Dia 4 de agosto de 2015 às 17:30