Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Curso - Subjetividade e Contemporaneidade: Uma Leitura Psicanalítica da Cultura

Orientadora: Giovanna Bartucci
Objetivo
O curso tem como objetivo refletir sobre os elos indissociáveis entre psicanálise e cultura tanto da perspectiva da modernidade quanto da pós-modernidade.
E, por meio dessa reflexão, visa responder a duas questões específicas: 1)“Como conceber a contemporaneidade da perspectiva da psicanálise?”; 2)“Quem é o sujeito contemporâneo?”

Giovanna Bartucci 
Psicanalista, professora doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ), com formação em Estética da Recepção (BATES College, EUA). Psicóloga (PUC-SP), mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e ex-membro efetivo do Departamento Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, é crítica filiada à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA-SP) e Membro associado à Modern Language Association (MLA, EUA). Autora de Onde tudo acontece – cultura e psicanálise no século XXI (Civilização Brasileira, 2013), ganhadora do Prêmio Jabuti 2014, e Fragilidade absoluta – Ensaios sobre psicanálise e contemporaneidade (Planeta, 2006), entre outros, é idealizadora e organizadora da coleção “Psicanálise e Estéticas de Subjetivação” (Imago). Co-curadora da mostra “O Divã no Cinema”, idealizadora do programa de webrádio “Cultura no Divã”, vem colaborando com jornais e revistas de cultura de circulação nacional. É Diretora-Responsável do Blog Cultura no Divã (ISSN 2446-8282).

Público
Interessados pelo tema

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.
* os aprovados receberão o cronograma do curso no ato da matrícula

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
De 2 de outubro a 14 de dezembro
Segundas  e sextas – das 19 às 22h
Local: Sede Marquês, Rua Marquês de Itu, 273-285 • Vila Buarque

Inscrições de 4 a 27 de setembro   
Aprovados e matrícula online: 30 de setembro

INSCRIÇÃO:  http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2015/44.php