Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


domingo, 11 de outubro de 2015

Vagas - Ibram seleciona dirigentes para dois museus

Duas oportunidades estão com prazo aberto até novembro para seleção de candidatos para ocupar os cargos comissionados de dirigentes de museus ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): o Museu das Missões e o Museu Solar Monjardim. As chamadas públicas foram publicadas segunda-feira (5/10) no Diário Oficial da União.
Podem concorrer ao cargo servidores efetivos e não servidores que cumpram critérios como formação acadêmica em nível superior, experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.
No processo seletivo, serão levados em consideração critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados na análise de currículo, declaração de interesse e de plano de trabalho.
Projetado em 1940 pelo arquiteto Lucio Costa, o Museu das Missões está situado junto ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS), e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O museu reúne a maior coleção pública de imagens sacras e fragmentos missioneiros do Mercosul, expondo uma rica coleção da arte barroca elaborada pelos índios guarani nas reduções jesuíticas.
Já o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), foi criado em junho de 1939, no Quartel da Polícia Militar, com acervo multidisciplinar e eclético. Em 1952, foi transferido para a residência dos herdeiros do Barão de Monjardim e em 1966 recebeu acervo do Museu de Arte Religiosa. Na década de 1980, a instituição foi requalificada e renomeada pela então Fundação Pró-Memória e passou a se chamar Museu Solar Monjardim.
Os candidatos devem enviar a documentação (currículo, declaração de interesse e plano de trabalho) até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 15 de novembro, para o endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, informando no assunto a chamada pública a qual se refere, ou para a Coordenação de Gestão de Pessoas – endereço: SBN, Quadra 2, Bloco N, Edifício CNC III, 11º andar – CEP 70.040-020 – Brasília – DF. Dúvidas e outras questões também devem ser enviadas para o mesmo endereço eletrônico.
Clique aqui para acessar o edital do Museu das Missões e aqui para o edital do Museu Solar Monjardim.