Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 22 de abril de 2016

FCRB abre edital para projeto de preservação da memória olímpica

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abriu edital para a seleção de bolsistas para atuação no projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações. O objetivo é a produção de um conjunto documental relacionado à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.
No total, serão 22 bolsas, que variam de R$ 400 a R$ 3,7 mil por mês, conforme a formação e experiência dos candidatos. Serão contemplados bolsistas com níveis que variam da iniciação científica até o pós-doutorado. As bolsas terão duração de sete meses, de maio a dezembro de 2016, podendo ser prorrogadas caso exista interesse da FCRB por sua continuidade, além de orçamento suficiente para a realização da despesa.
O projeto de preservação da memória dos Jogos Olímpicos deverá tanto focar-se no processo de construção de um projeto de uma cidade olímpica no Brasil, como também registrar e produzir análises preliminares sobre o impacto do evento para a cidade do Rio de Janeiro e para o país como um todo, a partir de três eixos temáticos: esporte, cultura e cidade.
As análises deverão refletir, por exemplo, sobre o tamanho do impacto do evento frente à popularização e à diversificação de modalidades esportivas no país, ou ainda o papel que a cultura terá frente à imagem que o Brasil passará àqueles que acompanharão os jogos.
A atividade central do projeto será a reunião, sistematização e produção de informações e registros imagéticos, documentais e orais, que poderão servir ainda como fonte para novos e futuros estudos. Os documentos coletados e produzidos ficarão à disposição de pesquisadores em um portal criado especificamente para tal finalidade, cujo endereço será divulgado posteriormente. A Fundação prevê, ainda, a realização de um seminário, no final do ano, para a apresentação e discussão dos estudos.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 25 de abril, por e-mail (inscricao.pipc@rb.gov.br) ou presencialmente na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro).
Clique aqui para acessar o edital e mais informações.