Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 17 de maio de 2016

Curso - “Corpos radicais: performance e espaço urbano”

Orientador: Eduardo Bruno
Objetivo
O que pode o corpo? Como expandi-lo? De que modo a arte performativa pode ir na contramão dos regimes de controle vigentes? Tais inquietudes são o mote inicial para se pensar o corpo na cidade e em estado relacional. Desse modo, o curso tenciona provocar a criação de performances solos ou coletivas para compor o repertorio performático do trabalho cênico “Price World ou Sociedade a preço de banana”.

Eduardo Bruno
Possui graduação em Licenciatura em Teatro pelo (IFCE) , especialização em Semiótica aplicada na (UECE) e atualmente cursa o mestrado em artes cênicas pela ECA-USP. Tem experiência na área de Artes com ênfase nos seguintes temas: arte contemporânea, arte relacional, performance, utilização de espaços não convencionais e intervenção urbana. Possui trabalhos publicados em diversas universidade do país, entre elas UFC, UFBA, FURB e etc. Integrante do EmFoco Grupo de Teatro/CE, desde sua fundação em 2009, já coordenou a encenação dos espetáculos Preciso dizer que te amo, Jardim das Espécies , Além dos Cravos , Que bicho é esse? e Price World ou sociedade a preço de banana, além de inúmeras performances urbanas. Em Intercambio como Outro Grupo de Teatro/CE assinou a encenação do trabalho cênico Historia Compartilhadas e em intercâmbio com a Cia. Artehúmus/SP realizou o trabalho Neverland ou (In)existentes Faixas de Gaza. No campo das artes visuais é participe do Coletivo Ponto/CE desde sua fundação em 2014.

O EmFoco Grupo de Teatro- Fortaleza/CE, foi criado em 2009 com o objetivo de pesquisar os expoentes do teatro contemporâneo, principalmente o uso do espaço não convencional, da arte relacional e da performatividade. Ao longo dos sete anos, o grupo realizou diversas ações performáticas, além de quatro trabalhos cênicos com circulação nacional: “Preciso dizer que te amo-2009”, “Jardim das Espécies - 2011”, “Além dos Cravos-2013” e “Price World ou sociedade a preço de banana - 2014”.

Público
Atores, bailarinos, artistas visuais, estudantes de arquitetura, comunicação social, performer ou pessoas com pesquisa na área de corpo e intervenção urbana

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse com breve currículo e a descrição de uma imagem performativa, que você queira realizar, a partir da pergunta:
 O que seu corpo não aguenta mais?
De 9 a 22 de junho de 2016 - Segunda a sexta – das 19 às 22h;
24, 26, 28 e 29 de junho – ensaios –das 19 às 22h;
Apresentações: 1/2, 8/9, 15/16, 22/23 de julho – sextas e sábados, das 19 às 22h;
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 6 de maio a 2 de junho de 2016
Aprovados e matrícula: 6 e 7 de junho de 2016
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo
Telefone 11 3775.8600 - ramal 14
Price World
É um projeto desenvolvido durante os oito meses de estudos no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes SECULTCE (Fortaleza/CE) e teve como interlocução artistas como: Marcos Bulhões, Evill Rebouças, Luiz Carlos Garrocho entre outros. 

“PriceWorld” traz como questão problematizar a horizontalizarão dos modos de vida na sociedade contemporânea e as formas como as relações inter-humanas são estabelecidas (seja por meio da espetacularização ou do controle). Para tal, utiliza como elemento da encenação um ônibus que circula por alguns espaços da cidade realizando cenas tanto dentro quanto fora do veículo. O trabalho se iniciaria na frente da SP Escola de Teatro, onde os espectadores serão convidados a entrar no ônibus, para fazerem uma viagem em alguns espaços da cidade, “safarizando”, assim, o local que eles já conhecem.

Inscrição: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/77.php