Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Curso - “Dialogo sobre Cervantes e o Sonho”

Orientador: Mauricio Paroni
Objetivo
Curso sobre a obra e o tempo de Cervantes, que profunde as indagações preciosas exploradas sobre o tema, ja transformadas em podcasts (ver últimos podcasts publicados na seção Palavra em Cena, do site da SP, baseados no Curso de Extensão sobre os grandes temas humanos de Shakespeare). Repropor o mesmo percurso apaixonante feito pelos seus frequentadores; será uma justa em homenagem ao centenário de Cervantes, de igual importância, sobretudo para nós, de cultura influenciada pela Península Ibérica. Isso evita uma suposta sombra gigante do bardo, muito bem aproveitada pelos ingleses... e pouco pelos espanhóis. 
Serão três encontros semanais de preparação de tema da semana, e um encontro no estúdio da SP, para streaming e transmissão direta do programa preparado anteriormente, das oito as nove.
O streaming será convertido em podcast para o Palavra em Cena.

Mauricio Paroni
Depois de cursar a Faculdade de Direito, a ECA e a Filosofia da USP, residiu em Milão por quinze anos, onde diplomou-se na “Scuola D’Arte Drammatica ‘Piccolo Teatro’ di Milano”, hoje “Paolo Grassi”, onde foi professor residente de 1985 a 1999. 
 Desde 1998, está artisticamente associado à companhia escocesa “Suspect Culture”.  Foi professor residente na Universidade Statale di Pavia em 1999 (Itália), da Volda Universitat, Noruega (2003) e da Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgow, Escócia, 2002-3-4). Teve como professores, entre outros: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Eckhardt Schall, Martin Esslin, Iva Hutchison Formigoni, Enrico Job, Hubert Westkemper, Luca Ronconi, Massimo Castri, Vannio Vanni, Gigi Saccomandi, Ettore Capriolo, Lorenzo Arruga e Heiner Muller, com quem trabalhou como ator no espetáculo “Shakespeare Cocktail”, em 1988. Dirigiu mais de 30 espetáculos (por dez anos, foi diretor estável no Centro di ricerca per il teatro, de Milão) entre a Itália, o Reino Unido e o Brasil. Trabalhou em Portugal, Noruega e República Tcheca. Colaborou com o jornal “Folha de São Paulo”, com artigos sobre teatro, tendo entrevistado personalidades como Dario Fo e Giorgio Strehler, entre outros. Dirige e elabora dramaturgias. É co- roteirista do filme Crime Delicado, de Beto Brant. Ganhou com o roteiro e os prêmios da Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, entre outros. Publicou, ainda, “Aqui Ninguém è Inocente”, pela Editora Alameda e Prefeitura da Cidade de São Paulo, livro sobre os métodos de dramaturgia empregados na parceria de sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita e Ziza brisola, Companhia Linhas Aéreas.
 • Prêmios mais importantes: Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, Premio Il contemporaneo  - miglior regia 1983, Milano.

Público
Interessados em teatro, em literatura, em história, atores, diretores técnicos.

36 vagas
*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular, carta de interesse, e uma carta descrevendo sugestões, apreciações ou críticas a qualquer um dos podcast “Palavra em Cena”, disponíveis no site da SP Escola de Teatro: http://www.spescoladeteatro.org.br/secoes-sp/palavra-em-cena.php
O candidato deverá saber como ouvir um podcast pela internet.
De 15 de agosto a 13 de setembro de 2016;
Segunda a quinta– das 19 às 22h;
Local: Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/93.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 20 de julho a 8 de agosto 2016
Aprovados e matrícula: 11 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14