Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Curso - Oficina Ator em Composição

Orientadores: Fernando Yamamoto e Paula Queiroz
Objetivo 
A oficina Ator em Composição trabalha alguns procedimentos de preparação de ator e criação Cênica utilizados pelos Clowns de Shakespeare em seus processos, em especial na atual
Investigação do grupo, o projeto Latino(-)americano. Nestes dois dias de trabalho, os participantes poderão experenciar alguns jogos polifônicos – base do trabalho de preparação do grupo, para a criação de um estado de jogo – e uma dinâmica de criação cênico-dramatúrgica, a partir do universo da Latinoamérica. Este projeto integra o Circuito Funarte Cena Pública 2016.

Fernando Yamamoto 
É diretor, professor e pesquisador de teatro. É um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, pelo qual dirigiu vários espetáculos, dentre eles Nuestra Señora de las Nubes, Farsa da Boa Preguiça, O Capitão e a Sereia, Muito Barulho por Quase Nada, Roda Chico, Fábulas e O Casamento do Pequeno Burguês. Pelo grupo, ainda foi assistente de direção de Gabriel Villela em Sua Incelença, Ricardo III e de Marcio Aurelio em Hamlet. Em Ricardo III, foi também responsável pela adaptação dramatúrgica e assistência de direção, além de coordenador de produção. Também atuou e produziu outros espetáculos do grupo, e assinou a cenografia e dramaturgia de alguns destes espetáculos.
Yamamoto participa também de diversos processos de montagem fora dos Clowns, como a direção de A Mulher Revoltada, texto de Xico Sá, montado pelo projeto Nova Dramaturgia Brasileira (CCBB/DF e SESC/RJ), e diversas consultorias de encenação e dramaturgia pelo país, como Credores (Grupo Boyásha/ES), Quebra-Quilos (Coletivo Alfenim/PB), Gibi (Lamira Cia. Cênica/TO), Medida por Medida (Teatro Popular de Ilhéus/BA), Todo Avental (Bololô Cia. Cênica/RN), Mar me Quer (A Outra Cia. de Teatro/BA), dentre outros. Dirigiu leituras dramáticas, esquetes, cenas curtas, performances e shows musicais, com destaque para “Um Lugar Onde Aquecer as Mãos”, da cantora Simona Talma, que em 2005 conquistou o 1o lugar no projeto Cosern Musical, e “O Homem que Chovia”, convidado do festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto/MG. Como professor/oficineiro, já ministrou mais de 40 oficinas em diversos estados do país (Paraíba, Minas Gerais, Roraima, Ceará, Pará, Alagoas, São Paulo, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, etc.), seja pelos Clowns de Shakespeare ou por instituições, como o Centro de Pesquisa e Formação Teatral da Fundação José Augusto (Governo do Estado do RN), do qual foi professor por três anos. Conquistou prêmios de melhor direção com Muito Barulho por Quase Nada (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2004), Fábulas (Festival Nacional de Teatro de Campos dos Goytacazes 2006, XXXI Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba), Roda Chico (Festival do Teatro Potiguar 2005) e O Casamento (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2006), este último tendo lhe rendido também o prêmio de melhor cenografia. Pela direção de Fábulas, também ganhou os prêmios APCA e FEMSA/Coca-Cola. Foi um dos seis diretores escolhidos do Brasil para integrar o livro Arte y Oficio del diretor teatral en América Latina, do pesquisador argentino Gustavo Geirola.
Desenvolveu a pesquisa “Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste”, na qual mapeou os
coletivos da região, através da Bolsa Estímulo à Produção Críticas em Artes - FUNARTE (único
contemplado da região Nordeste) e do Programa BNB de Cultura, resultando na publicação de três livros com as entrevistas. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura do Município de Natal.

Paula Queiroz 
É atriz, pesquisadora e produtora teatral graduada em Artes Cênicas pelo IFCE e especialista em Arte Educação pela Faculdade 7 de Setembro (Fortaleza/CE). Há sete anos integra os Clowns de Shakespeare, participando dos espetáculos Hamlet (2013), com direção de Marcio Aurelio, Sua Incelença, Ricardo III (2010), com direção de Gabriel Villela, Abrazo (2014), com direção de Marco França e três trabalhos com direção de Fernando Yamamoto: Muito Barulho por Quase Nada (2014), Nuestra Señora de las Nuvens (2014) e O Homem que Chovia (2013). Sob a direção de Yamamoto também participou do espetáculo A Mulher Revoltada (2011), com texto de Xico Sá, no projeto Nova Dramaturgia Brasileira (RJ). Desenvolve o projeto Livros de Miranda, em parceria com os diretores Fernando Yamamoto e Maurice Durozier (Théâtre du Soleil/França), e a diretora de voz Francesca della Monica (Itália), iniciado em uma residência na Europa no ano de 2015, e que irá resultar no espetáculo de mesmo nome. Participou de oficinas com nomes como Adelvane Néia (Humatriz Teatro/SP), Ésio Magalhães (Barracão Teatro/SP), Ernani Maletta (MG), Maria Thaís (SP), Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Babaya (MG), Helder Vasconcelos (PE), Charo Frances (Equ), dentre outros.
Ministrou diversas oficinas de teatro em Natal (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), São Paulo (SP),
Fortaleza (CE), Diamantina (MG), Vitória (ES), etc. Foi assistente de direção de O Capitão e a Sereia (2009) e consultora de pesquisa de Farsa da Boa Preguiça (2010), ambas com os Clowns de Shakespeare.

Público
Atores, diretores, dramaturgos e estudantes de teatro
20 vagas*

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse e breve currículo.
4 e 5 de agosto de 2016
Quinta e sexta – das 19 às 22h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/94.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: 22 a 31 de julho
Aprovados e matrícula online: 3 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14