Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Curso - Para uma dramaturgia e encenação africana longe de batuques e tambores - Maputo/Moçambique (África)

Orientador: Elliot Alex (Grupo Lareira Artes)
Objetivo
Oficina de reflexão que tem como foco o combate e ruptura do estereótipo ocidental sobre o teatro africano. Trata-se de um tema cujo objetivo essencial é libertar o preconceito ocidental e essencialmente europeu do teatro africano. Estereótipos segundo os quais, a título de exemplo, a trilha sonora de uma peça de teatro africana deve ser feita por sons ou efeitos sonoros feitos por batuques ou tambores, e que o cenário deve ser construído por capim e paus e etc.

Elliot Alex 
É encenador e ator de teatro. Natural da Provícia de Tete e residente em Maputo há 28 anos, lugar em que fez todos os seus estudos e trabalhou como professor na Universidade Eduardo Mondlane em 2008-2009, lecionando a cadeira de Representação (Interpretação). Estudou Direito na mesma Universidade e é jurista e advogado. Ingressa para o teatro em 1989 como fundador do Grupo de Teatro M´béu, no Teatro Avenida em Maputo, onde participou em quase todas as produções daquela companhia. Em 1998, é convidado a integrar no Mutumbela Gogo, ainda no Teatro Avenida onde participou em algumas das suas peças como Irmãos de Sangue, O Silêncio, Woyzeck, Os Bandoleiros de Schiller e outros. Em 2005, é convidado para participar do projeto Galagalazul, participando das produções Dois Perdidos Numa Noite Suja e Na Solidão dos Campos de Algodão. Em 2004, dirige A Varanda do Franjipani, Terra Sonâmbula (2005-2006), O Último Voo do Flamingo (2007), adaptação dos romances homônimos do consagrado escritor moçambicano Mia Couto. Em 2003, é convidado a ser protagonista do seu primeiro filme, Pregos na Cabeça, realizado por Sol de Carvalho. Depois deste filme, participou de outras produções e seu mais recente trabalho foi em 2009 no filme O Último Voo do Flamingo, adaptado e realizado pelo moçambicano João Ribeiro. Nos últimos anos tem sido um dos atores mais requisitados do cinema moçambicano e em produções internacionais de cinema, trabalhando com diversos cineastas nacionais e internacionais.

Público
Interessados, acima de 14 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
8 de agosto de 2016
Segunda feira – das 10h às 13h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/89.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 12 a 28 de julho 
Aprovados e matrícula online: 03/08
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14