Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Curso - "Linguagem e Clichê: Diálogos Teatro e Psicanálise"

Orientadores: Andre Castelani; Elisa Band; Marcelo Coelho; Rafa Costa; e, Sergio Zlotnic.
Coordenação: Sergio Zlotnic
Objetivo
O propósito do curso é o de examinar os modos de uso da língua. Tomando a linguagem como vasto repertório que, nos dias atuais, desenha espaços de pertinência, pretende-se identificar a presença e a utilização dos clichês, que funcionam como roupas que o sujeito escolhe vestir - ainda que disso não esteja ciente -, construindo identidades mais ou menos calcificadas.
Os jargões indicam os grupos a que a pessoa pertence - e o grau de apego às frases-feitas é medida da cristalização do falante em sua circulação pelo mundo de linguagem. Dizem que monocultura e subdesenvolvimento caminham juntos.  Pois então o grau de desprendimento que cada falante possui determina sua capacidade de ampliar seus dicionários - e assim diariamente reinventar a língua. Saúde, nesse contexto, poderia ser compreendida como “desapego”: processo em que o sujeito cria constantemente procedimentos linguísticos “des-engessantes”.

André Ramalho Castelani
Diretor, ator e dramaturgo, mestre em artes pelo Instituto de Artes da Unesp, foca suas pesquisas em análise dramatúrgica a partir dos conceitos de anamnése e de associação livre, conforme propostos pela psicanálise freudiana. Também atua como arte-educador e professor universitário na área de artes e educação.

Elisa Band
Atua principalmente como performer, encenadora e pesquisadora há 20 anos. Tem experiência com acessibilidade de pessoas que frequentam instituições de saúde mental na formação de grupos e criação de obras artísticas com esses grupos heterogêneos desde 2003. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, foi uma das fundadoras do Grupo K, dirigido por Renato Cohen, com quem trabalhou durante cinco anos. Foi codiretora e dramaturgista da Cia. Ueinzz, de 2007 a 2011. Atuou como formadora convidada na SP Escola de Teatro em 2012 e 2013, e é colaboradora do Atelier de Manufactura Suspeita desde 2003. Realizou oficina de Performance no Performing Arts Forum, na França, em 2010, e na Theatre Academy de Helsinque, na Finlândia, em 2009.

Marcelo Coelho 
É articulista no jornal “Folha de São Paulo” e estreou no Teatro em 2015, com “Monólogos de Um Reacionário”, de Marcio Aquiles e direção de Mauricio Paroni de Castro.

Rafa Costa
Ator, pesquisador e Mestre em Psicanálise, pela Universidade Federal de Uberlândia. Em sua tese, a investigação fez cruzar a obra de Nelson Rodrigues com a literatura freudiana. Coordenou o Núcleo de Teatro do Projeto Corpoencena, da UFG – Regional Catalão. Atua no Coletivo Plataforma 2; na Cia Os ZZZlots; e, na peça “O Desconhecido”, da Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos.

Sergio Zlotnic
Psicanalista, com consultório particular desde 1981. É mestre, doutor e pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Seus temas de interesse se referem à questão do trauma e da representação e dos diálogos entre a psicanálise e o campo das artes. Membro da Cia Zzzlot de pesquisas teatrais, desenvolve investigações na área do teatro, encampando o "erro" e o "equívoco" como ingredientes primordiais dos processos criativos.

Público
Estudantes de teatro, atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores do campo das artes interessados nos enigmas da linguagem. Acima de 18 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).
De 10 a 31 de julho de 2017
Segunda a sexta –das 15 às 18h
Local: Sede Roosevelt / Praça Roosevelt 210 - Centro


Inscrições: 7 a 25 de junho
Aprovados: 28 de junho
Matrícula online: 29 de junho

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2017/151.php