Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Curso - “O narrativo e o dramático no trabalho do ator”

Orientador: Antonio Gilberto
Objetivo
A Oficina irá promover aos participantes um consistente trabalho teórico-prático, focado para o estudo literário e sua transposição para a cena teatral, fruto de pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo diretor Antonio Gilberto, atualmente com 32 anos de carreira.
Na primeira parte da Oficina será trabalhada a análise e entendimento de um texto literário e sua transposição para a cena, através do trabalho do ator.
Na segunda parte serão realizados exercícios práticos utilizando pequenos textos literários onde os participantes poderão experienciar o trabalho do ator que usa o narrativo e o dramático do texto na sua atuação/interpretação em cena.

Antonio Gilberto 
Diretor, produtor e pesquisador teatral formou-se em Artes Cências/Direção Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia na PUC/RS.
Estreou profissionalmente em 1984, na cidade do Rio de Janeiro, como Assistente de Direção de Domingos Oliveira no espetáculo "Irresistível Aventura", produzido e protagonizado pela atriz Dina Sfat. Realizou a produção executiva da excursão nacional dos espetáculos "Irresistível Aventura", "De Braços Abertos", "Meno Male!", "Uma Relação Tão Delicada", “Desejo”, “Apareceu a Margarida" e "A Dama do Cerrado". 
Idealizou e foi curador de vários Ciclos de Leituras e Simpósios nacionais e internacionais sobre a vida e a obra de autores como Goethe, Schiller, Gogol, Dostoiévski, Tolstoi e Nelson Rodrigues. Dos espetáculos que dirigiu destacam-se: "Cabaret Valentin", "Como Se Fosse a Chuva" (Prêmio IBEU de Melhor Diretor de 1997), "Credores", "Werther", "Um Brinde Ao Teatro", "Federico García Lorca - Pequeno Poema Infinito", "Contando Machado de Assis", "Maria Stuart", "A Esposa e a Noiva" e “Carta ao Pai”. Publicou, pela Coleção Aplauso da Imprensa Oficial de SP, as fotobiografias "Dina Sfat- Retratos de uma guerreira", Ítalo Rossi, Isso é Tudo" (em parceria com Ester Jablonski) e "Ziembinski, Mestre do Palco". Também foi publicado pela mesma Coleção o roteiro teatral, elaborado em parceria com o ator José Mauro Brant, "Federico García Lorca - Pequeno Poema Infinito". Como gestor cultural trabalhou nas seguintes Instituições Públicas: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Assessor de Artes Cênicas/ 2002) e na FUNARTE/Ministério da Cultura (Diretor do CEACEN - Centro de Artes Cênicas, períodos 2003 a 2006 e 2011 a 2014).

Público
A Oficina se destina ao público interessado em processos criativos artístico-teatrais, em literatura e teatro, no encontro destas duas linguagens, conforme proposto nas diversas encenações de Antonio Gilberto. Preferencialmente estudantes de artes cênicas.
Faixa etária: acima de 16 anos

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).
De 3 a 8 de julho de 2017
Segunda a sexta – das 9 às 13h, 15 às 18h e 19 às 22h e sábado das 14h às18h.
Local: Sede Roosevelt / Praça Roosevelt 210 - Centro


Inscrições: 7 a 25 de junho
Aprovados: 27 de junho
Matrícula online: 28 de junho

INSCRIÇÕES: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2017/149.php