O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lançou na última semana, com o objetivo de apoiar e incentivar novos artistas de arte contemporânea, o Prêmio Ibram Feira ArtRio 2011.
O prêmio irá selecionar e premiar duas obras de arte contemporânea, produzidas no país, com a finalidade de incorporá-las ao acervo de museus brasileiros a ser designado pelo Instituto Brasileiro de Museus. Os prêmios são de R$20 e R$10 mil para o primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Poderão participar da seleção pública pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, com idade mínima de 16 anos e que sejam atuantes da área (já tenham participado de feiras e exposições).
A obra inscrita não poderá ter sido objeto de premiação em outro certame e não pode pertencer a coleções de museus, instituições e/ou centros culturais, dentre outros.
As inscrições vão até o dia 23 de outubro de 2011 e serão realizadas gratuitamente, através do Sistema SalicWeb, disponíveis no site do Ministério da Cultura e na página do Ibram.
Compete ao Ibram constituir a Comissão de Seleção que avaliará os trabalhos habilitados, e será composta por, no mínimo, três profissionais de notório saber e de reconhecida atuação na área cultural.
A avaliação das obras adotará os seguintes critérios: caráter inovador e ineditismo do trabalho; representatividade do tema abordado no trabalho em relação a produção de arte contemporânea brasileira e pertinência da técnica e metodologia aplicada. A relevância do portfólio da obra do artista para a Arte contemporânea será critério de desempate.