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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Edital da EAD - Processo Seletivo 2011/2012

Aberto o edital do processo seletivo para os candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática – EAD da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Portaria Conjunta ECA-EAD-1, de 27-09-2011

Institui as Normas para inscrição e seleção de candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática – EAD da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

O Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a Diretora da Escola de Arte Dramática, em conjunto, pelo presente Edital, tornam público que estarão abertas as inscrições no período de 3 de outubro a 4 de novembro de 2011, de 2ª – 6ª feira, das 16h às 21h, com exceção dos dias 12 de outubro (quarta-feira), 27 e 28 de outubro (quinta e sexta-feira) e 2 de novembro (quarta-feira) de 2011, na Secretaria da Escola de Arte Dramática - EAD-ECA-USP, na Rua da Reitoria, s/n. - Prédio das Artes Cênicas, sala 2 – Cidade Universitária, CEP: 05508-020, São Paulo-SP, para o 64º Exame de Seleção de candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores, referente ao ano de 2012, que obedecerá as seguintes disposições:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2. São requisitos para inscrição:

1.2.1. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar obrigatoriamente e sem exceção os seguintes documentos:

I. Carteira de Identidade (Original e Cópia) que comprove idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia 9 de fevereiro de 2012;
II. CPF – Cadastro de Pessoa Física (Original e Cópia);
III. Diploma ou Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Atestado da Escola que está cursando (original);
IV. Uma foto 3 x 4 de frente, recente;
V. Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, legível e sem rasuras.
VI. Comprovante de recolhimento do valor da inscrição de R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser pago, por meio de depósito bancário, no Banco do Brasil – Agência 1897-X (Cidade Universitária), Conta Corrente: 18033-5, em nome da Escola de Comunicações e Artes, (CNPJ 63.025.530/0021-58). Não haverá devolução do valor pago em nenhuma hipótese.

1.3. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

1.4. Só serão aceitas inscrições cujo pagamento da taxa tenha sido efetuado dentro do prazo previsto para as inscrições.

1.4.1 O candidato poderá fazer sua inscrição pelo correio, via SEDEX, para o endereço mencionado no cabeçalho deste edital, sendo obrigatória a inclusão de cópia autenticada dos documentos e do comprovante de pagamento indicados no item 1.2.1.

1.4.1.1 Não serão aceitas inscrições com data de postagem posterior a 28 de outubro de 2011.

1.4.1.2 Apenas serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação esteja de acordo com as regras contidas no Edital. A Escola de Arte Dramática não se responsabilizará por eventuais atrasos ou extravio da documentação encaminhada Via Sedex.

1.5. Fica estabelecido, para o ano de 2012, o número de 20 (vinte) vagas, referentes ao 1º Termo do Curso Técnico para Formação de Atores.

1.6. Candidatos que não atendam os requisitos contidos no item 1.2.1. parágrafos I e III serão admitidos apenas na qualidade de treineiros, ou seja, sem que possam posteriormente matricular-se na Escola, ainda que completem todas as etapas do exame de seleção.

1.7. A Escola de Comunicações e Artes e a Escola de Arte Dramática eximem-se das despesas com viagens, transportes e estadias dos candidatos que vierem prestar as provas do Exame de Seleção.

1.8. As informações prestadas no Formulário de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à Escola de Comunicações e Artes e a Escola de Arte Dramática o direito de excluir do Exame de Seleção aquele que o preencher com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2. DAS PROVAS

2.1. O Exame de Seleção compreenderá três etapas eliminatórias e obedecerá às disposições deste Edital.

2.2. Primeira Etapa – Exame de Interpretação – com base em cena de livre escolha do candidato, com duração máxima de 3 (três) minutos. Este exame realizar-se-á nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, às 14 horas, na Escola de Arte Dramática - Prédio das Artes Cênicas da ECA/ USP. A lista de divisão dos candidatos para a primeira etapa será afixada no dia 19 de novembro de 2011 no mural em frente à secretaria da EAD, não sendo possível a mudança das datas publicadas.

2.2.1. O candidato poderá contar com réplica para a cena. A réplica poderá ser dada por qualquer pessoa, que deverá ser trazida pelo candidato (Exemplo: por outro candidato, por aluno da EAD, por um ator ou atriz profissional ou amador).

2.2.2. Se dois candidatos optarem por fazer a prova em conjunto, a duração da cena será de até 5 (cinco) minutos, para avaliação simultânea. Neste caso, deverão comunicar essa opção à Secretaria da EAD no ato da inscrição.

2.2.3. Neste exame não será permitida a utilização de armas de qualquer tipo, bem como de materiais e/ou objetos de cena que impliquem sujar o espaço em uso ou colocar em risco de acidentes os membros da Banca e demais candidatos.

2.2.4. A relação dos candidatos aprovados nesta etapa será afixada dia 28 de novembro de 2011, no mural, em frente à secretaria da EAD.

2.2.5. Nesta etapa serão classificados até 120 (cento e vinte) candidatos.

2.3. Segunda Etapa – Exame Público de Interpretação – acessível apenas aos aprovados no Exame de Interpretação da primeira etapa. Este segundo exame realizar-se-á nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro de 2011, às 18h30, no Teatro Laboratório da ECA/USP.

2.3.1. O exame consistirá de cena a ser extraída da lista de textos relacionados abaixo, sendo vedada a repetição da cena ou peça escolhida para a prova mencionada no item 2.2., ou seja, da primeira etapa. A duração desta apresentação deverá ser de, no máximo, 3 (três) minutos.

2.3.2. Lista de peças:
1. O Pai, August Strindberg
2. O Prodígio do Mundo Ocidental, John Synge
3. O Preceptor, J. M. R. Lenz
4. Os Físicos, Friedrich Dürrenmatt
5. Noite de Reis, William Shakespeare
6. A Importância de Ser Prudente, Oscar Wilde
7. Os Tecelões, Gerhart Hauptmann
8. O Monta Cargas, Harold Pinter
9. Assim é Se Lhe Parece, Luigi Pirandello
10. O Último Carro, João das Neves
11. Murro em Ponta de Faca, Augusto Boal
12. Till Eulenspiegel, Luís Alberto de Abreu
13. Os Sete Gatinhos, Nelson Rodrigues
14. O Noviço, Martins Penna
15. O Poeta da Vila, Plínio Marcos
16. Orfeu da Conceição, Vinícius de Moraes
17. Carro de Paulista, Mário Vianna
18. No Natal a Gente Vem Ter Buscar, Naum Alves de Souza
19. Bartolomeu, o que será que nele deu?, Claudia Schapira
20. Casa, Rudifran Pompeu

2.3.3. Nesta etapa também poderá haver réplica. A réplica poderá ser dada por qualquer pessoa, que deverá ser trazida pelo candidato (Exemplo: por outro candidato, por aluno da EAD, por um ator ou atriz profissional ou amador).

2.3.4. Se dois candidatos optarem por fazer a prova em conjunto, a duração da cena será de até 5 (cinco) minutos para avaliação simultânea. Neste caso, deverão comunicar essa opção à secretaria da EAD no ato da inscrição.

2.3.5. A relação dos aprovados nesta fase será afixada dia 3 de dezembro de 2011, no mural, em frente à secretaria da EAD.

2.3.6. Nesta etapa serão classificados até 50 (cinqüenta) candidatos.

2.4. Terceira Etapa – Exame Teórico e Estágio de Seleção – acessível apenas aos aprovados no Exame Público de Interpretação.

2.4.1. O Exame Teórico será realizado no dia 5 de dezembro de 2011, às 18h30, no Prédio das Artes Cênicas, e consistirá de uma prova escrita, conforme explicitada no item 2.4.4.

2.4.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta minutos) do horário fixado para seu início. Serão impedidos de participar os retardatários que chegarem após o início da prova.

2.4.3. A prova será constituída de duas partes: a primeira consistirá de questões sobre temas a serem escolhidos pela Banca Examinadora a partir dos materiais (respectivamente filme, peça de teatro e obra literária) abaixo indicados; a segunda parte consistirá de uma redação.

2.4.4. Indicações para prova teórica:
  • Peixe grande e suas histórias maravilhosas, direção de Tim Burton, EUA, 2003.
  • Sonho de uma noite de verão, William Shakespeare.
  • Como Proust pode mudar sua vida, Alain de Botton, Editora Rocco, 1999.

2.4.5. O tempo de duração previsto para esta prova será de 2 (duas) horas.

2.4.6. Não haverá segunda chamada para as provas, nem sua realização fora da data, horário e espaço físico determinados.

2.4.7. Não serão aceitos pedidos de revisão de prova.

2.4.8. O Estágio de Seleção será realizado no dias 5 de dezembro de 2011, às 21h, e 6 e 7 de dezembro de 2011, às 18h30, no Prédio das Artes Cênicas e no Teatro Laboratório da ECA/USP, sendo obrigatória a presença do candidato em todos os dias acima mencionados, sob pena de ser eliminado do processo seletivo.

2.4.9. O Estágio avaliará os candidatos por meio de entrevistas, aulas teóricas e atividades práticas específicas do trabalho do ator, como improvisação, interpretação, expressão vocal e corporal, a critério da banca.

2.4.10. Serão selecionados e aprovados 20 (vinte) candidatos.

2.4.11. O candidato não poderá entrar e/ou permanecer nas dependências do prédio das Artes Cênicas, exceto nas datas e horários estipulados por este Edital, podendo a critério da Comissão Responsável ser advertido e retirado do local.

2.4.12. As agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou outros receptores de mensagens não serão permitidos no local de prova, sendo apreendidos os que se encontrarem na posse do candidato, mesmo em desuso, acarretando a anulação da prova e eliminação do candidato.

3. DOS RESULTADOS

3.1. O resultado final será afixado pela Secretaria da EAD, no dia 10 de dezembro de 2011 no mural, em frente à secretaria da EAD.

3.2. Não haverá, em nenhuma hipótese, divulgação de resultados das provas por telefone, correio eletrônico ou fax.

3.3. Os resultados de avaliação das Bancas são irrecorríveis.

3.4. O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas ou atividades previstas estará eliminado automaticamente do Processo de Seleção. Não se admitirão retardatários.

3.5. Só será publicada a relação dos candidatos aprovados.

4. DA MATRICULA

4.1. A matrícula para os novos alunos será efetuada no dia 9 de fevereiro de 2012, das 16 às 20h.

4.2. O candidato aprovado deverá entregar, no ato da matrícula, os seguintes documentos autenticados:

I. Histórico Escolar do Ensino Médio com o número, data, caderno e página da publicação no Diário Oficial do Estado;
II. Certidão de Nascimento;
III. documento de quitação militar para candidatos do sexo masculino;
IV. título de eleitor;

4.3. A data do início das aulas para todas as turmas será no dia 27 de fevereiro de 2012.