Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Inscrições abertas para oficinas com Balangandança Cia. - em 17/10

Indicados para educadores, profissionais da área e estudantes, encontros exploram corpo, infância e educação

A partir de 17 de outubro, estarão abertas as inscrições para oficinas do projeto Gira Gira - Fórum e Oficinas da Balangandança Cia, que aborda a dança para crianças, a experiência do corpo e outras questões dos universos da infância e da educação. O evento ocorre entre 25 e 27 de outubro, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e será aberto pelo II Forinho, um debate com especialistas.


O II Forinho acontece no dia 25, das 19h às 22h. A mesa reúne Renata Meirelles, que trata do brincar; Helena Katz, da improvisação; e Lenira Rengel, da dança para crianças. A mediação é de Georgia Lengos, da Balangandança Cia. Os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência.
Depois, começam as oficinas, cada uma com 20 vagas. No dia 26, das 14h às 17h, Georgia Lengos ministra o workshop Dança em Jogo — Processos Criativos, em que propõe exercícios e jogos corporais que foram parte do processo criativo do espetáculo Dança em Jogo — Exercícios Cênicos.
No dia 27, outras duas oficinas. Das 9h30 às 12h30, Anderson Gouvêa sugere uma vivência que busca desenvolver a consciência motora e sua possibilidade de expressão, em Corpo — Percepção e Sensibilidade. Por fim, das 14h às 17h, Dafne Michellepis e Alexandre Medeiros oferecem Brincadeira Vira Dança, que trabalha a importância do movimento e do brincar na formação da criança.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone 11 2168 1876, das 10h às 18h. Abaixo, saiba mais sobre os eventos e os participantes. O Gira Gira Balangandança Cia. é um projeto contemplado pelo X Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Gira Gira — Fórum e Oficinas da Balangandança Cia.de terça 25 a quinta 27 de outubro

terça 25 de outubrodas 19h às 22h
II Forinho: o Brincar, a Improvisação, a Dançacom Renata Meirelles, Helena Katz e Lenira RengelMediação de Georgia Lengos

entrada franca

- Sobre o Brincar
Renata Meirelles é educadora e diretora de cinema, tendo tratado da criança brasileira em seus filmes. Escreveu Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil, livro vencedor do Prêmio Jabuti.
- Sobre a ImprovisaçãoO que acontece no corpo quando ele improvisa? O debate explora o que pode produzir essa mistura entre o conhecido e o desconhecido. Serão dois caminhos de estudo: a formação de hábitos e a dança como pensamento do corpo.
Helena Katz é crítica de dança do jornal O Estado de S.Paulo e professora no curso de comunicação das artes do corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
- Dança para CriançasComo criar uma dança que seja feita para e também com as crianças? A mesa propõe que, como adultos, possamos entender as crianças a partir do seu próprio ponto de vista. Os pequenos têm papel ativo na definição de uma relação com o mundo e na criação de uma dança sua. Os adultos contribuem para sua formação.
Lenira Rengel é doutora em comunicação e semiótica pela PUC/SP, mestre em artes/dança pela Unicamp e bacharel em direção teatral, pela USP. Possui especialização em Teaching Strategies in Choreological Studies, no Centro Laban London. É professora da escola de dança da Universidade Federal da Bahia.

A Balangandança Cia. (São Paulo/SP) pesquisa, há 14 anos, dança contemporânea voltada para o público infantil. O trabalho se inspira no cotidiano da criança, procura resgatar o lado lúdico, saudável e criativo do corpo, e investiga a relação entre composição coreográfica e improvisação.

Oficinas

quarta 26 de outubrodas 14h às 17h
Dança em Jogo — Processos Criativoscom Georgia Lengos
Propõe exercícios e jogos corporais com base no processo criativo do espetáculo de improvisação Dança em Jogo — Exercícios Cênicos. A obra explorou conceitos como a conexão corpo e espaço, o corpo como brinquedo e a brincadeira como dança e a relação entre palavra, imagem e movimento. Para isso, foram usadas associações livres e memórias pessoais.
Georgia Lengos é criadora e diretora da Cia. Balangandança e integra a Cia. Oito Nova Dança, como dramaturga e intérprete. É graduada em dança pela Unicamp e desenvolve trabalhos com dança e educação desde 1991. Atua como professora de dança do ensino fundamental, no Colégio Oswald de Andrade.

quinta 27 de outubrodas 9h30 às 12h30
Corpo — Percepção e Sensibilidadecom Anderson Gouvêa
A oficina propõe uma vivência baseada no primeiro estágio do desenvolvimento humano. Por meio dos sentidos e da percepção, quer desenvolver a consciência motora e a possibilidade de transformá-la em expressão.
Anderson Gouvêa é bailarino, performer e arte-educador. Trabalhou em diversas companhias, nacionais e internacionais. Integra a Balangandança Cia. desde 2004. É graduado pela Universidade Anhembi Morumbi.
das 14h às 17h
Brincadeira Vira Dançacom Dafne Michellepis e Alexandre Medeiros
Uma vivência teórico-prática sobre a importância do movimento e do brincar na formação da criança. O corpo é pensado integralmente e de acordo com a relação de trocas constantes consigo e com o ambiente.
Dafne Michellepis faz parte da Balangandança Cia. desde sua formação. Trabalha como professora de dança na Escola Viva e é também coreógrafa para eventos e campanhas publicitárias. É formada em artes corporais pela Unicamp.
Alexandre Medeiros é integrante da Balangandança Cia. e arte-educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. É graduado em teatro e dança e mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP. Além disso, trabalha com linguagem de palhaço e teatro de animação.

(20 vagas). Inscrições, a partir de 17/10 pelo telefone 11 2168 1876, das 10h às 18h.
Um olhar sobre o brincar de crianças das mais diversas regiões brasileiras, em um encontro de semelhanças presentes na diversidade cultural.
[ingressos distribuídos com meia hora de antecedência]