Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

3º. CICLO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL

 de 18 a 26 de novembro
Entrada franca
Com o tema Estéticas Renovadoras, o III Ciclo de Dramaturgia, promovido pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, visa refletir sobre novos modos de produção textual, bem como sobre procedimentos de construção espetacular. Mais do que um evento teatral, o Ciclo propõe a criação de um campo de discussão. Trata-se de sondar como os fenômenos artísticos procedem e se materializam no teatro, sem, contudo, abdicarem de sua vocação como fenômeno social.
Os dramaturgos Alberto Villarreal, do México, e Mike Bartlett, do Reino Unido, são alguns dos nomes confirmados. Outro destaque é o britânico Royal Court Theatre, um dos centros mais importantes de fomento à nova dramaturgia no mundo.
Confira o cronograma de atividades:
Data
 Horário
 Atividade

18, 19, 22, 23 e 24/11
Sexta a Quinta
 9h – 12h30
 Workshop Royal Court Theatre / UK
Inscrições Encerradas

21/11
Segunda-feira
 15h - 17h
 Leitura Dramática do texto “Coração na Bolsa”, de Marcus Leoni, novo autor da 3ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council

19h30 - 22h
 Mesa 1 – Como interrogar a própria obra?

22/11
Terça-feira
 15h – 17h30
 Mesa 2 – Novos temas, Novas formas

23, 24, 25 e 26/11
Quarta a sábado
 14h – 17h
 Workshop Alberto Villarreal / México
Clique aqui para fazer sua inscrição
 
Reservas para mesas-redondas e leitura dramática: (11) 3146-7383
Mesas-redondas
Mesa 1 - Como interrogar a própria obra?
É possível ao artista constituir uma identidade cênica potente, capaz de suscitar interrogações à própria obra, bem como estimular o espectador a refletir – no corpo da obra que se apresenta – sobre sua própria identidade, tanto pessoal, como social?
A mesa será formada por três representantes do Royal Court Theatre (Elyse Dodgson; Mike Bartlett e Lyndsey Turner), Matteo Bonfitto e terá Marcio Abreu como mediador-participativo.

Mesa 2 - Novos temas, Novas formas
Fala-se na atualidade de uma potente reinvenção do acontecimento teatral, pautado pelas transformações da vida humana e de suas relações na sociedade. Em que medida isso pode ser aprofundado?
A mesa será composta pelo autor mexicano Alberto Villarreal, pelo diretor e autor Leonardo Moreira e terá participação de Gustavo Colombini (autor de "O Silêncio Depois da Chuva" e integrante da 3ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council). O mediador-participativo será José Fernando Azevedo.

 
Workshops
Royal Court Theatre – workshop de Dramaturgia para escritores emergentes
Este workshop solicitará aos participantes que explorem idéias para uma peça contemporânea que gostariam de escrever para o Royal Court e para o Brasil. O Royal Court irá explorar assuntos que os participantes considerem urgentes e que devam ser tratados agora. Durante a semana o Royal Court irá desenvolver um trabalho prático que dará a cada participante as ferramentas necessárias para escreverem a nova peça.

Sobre o Royal Court Theatre
O Royal Court Theatre é a empresa líder na Grã-Bretanha, dedicada a novos trabalhos de escritores inovadores do Reino Unido e de outros países. É indiscutível o papel fundamental do Royal Court Theatre na promoção de novas vozes – O New York Times o descreveu como "o teatro mais importante da Europa".
O Royal Court recebe uma quantidade extraordinária de novos trabalhos e, a cada ano, apresenta um ambicioso programa desenvolvido em seus dois espaços situados em Sloane Square, em Londres. Nos últimos anos, o Royal Court também encenou produções em Nova York, Viena, Sidney, Bruxelas, Toronto e Dublin. Além de suas produções de alto nível, o Royal Court facilita o trabalho internacional em suas bases, desenvolvendo intercâmbios que levam jovens escritores ao Reino Unido e encaminham escritores e diretores britânicos para trabalhar com artistas ao redor do mundo. O Royal Court Young Writers Programme, (Programa Royal Court para Jovens Escritores) também trabalha no desenvolvimento de novas vozes com um festival que acontece a cada dois anos e com o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano, voltado a escritores com menos de 26 anos de idade. O sucesso do Royal Court tem inspirado e atraído a confiança de teatros do mundo todo e, enquanto no passado uma nova peça era vista como um risco, hoje elas estão no coração de uma retomada de interesse entre artistas e público.
Em 1956, a visão que George Devine, profissional extremamente influente da área teatral da época, tinha sobre o Royal Court era a de 'um teatro verdadeiramente internacional' e nos primórdios da English Stage Company o repertório incluía novas peças escritas por escritores tais como, Samuel Beckett, Bertolt Brecht, Max Frisch, Jean Genet, Eugene Ionesco, Arthur Miller e Wole Soyinka. Durante a última década o Royal Court passou a dar maior ênfase ao desenvolvimento e a produção de trabalhos internacionais.

Workshop com Alberto Villarreal (México) – Dramaturgia Fora da Dramaturgia
O workshop de Alberto Villarreal, consiste em pensar a dramaturgia como um fenômeno e não apenas como um fato literário; é visualizá-la como a interação de diferentes forças que ao longo do século XX se desenvolveram em poéticas múltiplas e em estratégias de criação; consiste em reconhecer a eliminação das fronteiras com o ensaio, a narrativa, a poesia, a ficção e os dispositivos de representação e de apresentação do teatro. É assumir que herdamos possibilidades, buscando pela liberdade e pela voz pessoal de cada dramaturgo.

Sobre Alberto Villarreal
Escritor e diretor de teatro nascido em 1977, no México, é o fundador e Diretor da Artillería Producciones e do La Madriguera Teatro. Realizou mais de quarenta produções, entre as quais se destacam: "Memórias de uma Máquina a Vapor", escrita e produzida para o Centro Cultural Vila Flor - de Guimaraes, Portugal; "Ensaio sobre a Fragilidade", escrita durante residência no Royal Court Theatre, Londres; "Para satisfacción de los que han disparado com salvas", produzida pelo Teatro Mori, Santiago do Chile e "Desire de Elevadores", desenvolvida com o Lark Center de Nova York e publicada pela editora El Milagro.
Tem participado de festivais de teatro como a 3ª edição do Festival Ibero Americano de Teatro, realizado em São Paulo e o de Cádiz, Espanha. Participou do projeto para terceira idade da Dawn global Theatre company, São Francisco, EUA, e do Transameriqués, de Montreal, entre outros. Por duas ocasiões foi agraciado com bolsas de estudos da FONCA, Fundo Nacional para a Cultura e Artes, oferecido pelo governo federal Mexicano para jovens criativos, e também pela Fundación para las Letras Mexicanas. Suas obras foram publicadas no México por várias editoras, sendo que "Obras Mexicanas" foi publicada pela Nick Hern Books, de Londres, e "Cierto Pez", em Santiago do Chile. É licenciado em Literatura Dramática e Teatro pela UNAM, Universidade Nacional Autônoma do México, com especialização na Espanha como bolsista da Fundação Carolina e também na Argentina, graças a um programa regional oferecido pelo British Council local. Atualmente ministra o curso de Escrita Pós-Dramática na Fundación para las Letras Mexicanas.

 http://www.sesisp.org.br/dramaturgia/telas/eventos_3o_ciclo_dramaturgia.asp