Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 1 de março de 2012

Funarte e Instituto Camões lançam Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2012

Inscrições estarão abertas de 2 de março a 16 de abril
A Funarte e o Instituto Camões, de Portugal, lançaram nesta quinta-feira, dia 1º/03, a sexta edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. O edital estabelece premiação no valor de 15 mil euros para o autor da obra vencedora. Podem concorrer cidadãos brasileiros ou estrangeiros naturalizados, com um ou mais textos originais, em língua portuguesa, não editados e não encenados. O objetivo do Prêmio é impulsionar a escrita dramática em todos os gêneros, reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Brasil e Portugal e incentivar o surgimento de novos autores. As inscrições estarão abertas de 2 de março a  16 de abril.
De acordo com o edital, a seleção dos projetos ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos oito textos: quatro do Brasil e quatro de Portugal. A avaliação será feita por duas comissões, em cada um dos países. Na etapa seguinte, um júri, formado por três especialistas brasileiros e três especialistas portugueses, vai analisar os oitos textos finalistas e determinar o vencedor. A obra premiada será editada nos dois países.
Edição 2011 - No ano passado, o texto “Vizinhança”, do português Luís Mário Lopes, foi o vencedor. Foram recebidas 187 inscrições de textos brasileiros e 23 inscrições de textos portugueses. Os jurados brasileiros, nessa fase final, foram Marcos Ribas de Faria, Maria Helena Khüner e Carlos Augusto Nazareth. Integraram o júri português Eugénia Vasques, Luísa Costa Gomes e José Luís Ferreira.
Sobre o autor de “Vizinhança” – Luís Mário Lopes é autor da peça “A Casa dos Anjos” (Prémio Autores 2010 na categoria Teatro – Melhor texto português representado; Grande Prémio de Teatro Português 2009) e dos argumentos dos filmes de curta-metragem de ficção “Directo” (de que é também co-realizador; melhor curta-metragem nos festivais Cineport 2011 e Fest’Afilm 2011), “A6-13” (Grande Prémio Tóbis do Lisbon Village Festival, 1st European Digital Cinema Festival 2006) e “Não esquecerás” (em pré-produção) e do longa metragem “Do outro lado do mundo” (em pós-produção).
Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva – 2012
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Instituto Camões (Portugal)
Inscrições: de 2/3 a 16/4
Mais informações:
teatro@funarte.gov.br