Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bolsa Interações Estéticas vai contemplar 50 projetos


Edital da Funarte e do MinC recebe inscrições, até 3 de outubro, de todo o Brasil, para trabalhos de Residências Artísticas em Pontos de Cultura



A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura lançaram o edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012. Serão oferecidas 50 bolsas de R$ 50 mil cada, divididas em duas categorias: Criação e Experimentação e Continuidade. O investimento total em bolsas será de R$ 2,5 milhões. A portaria que regulamenta o edital foi publicada hoje, 17 de agosto, no Diário Oficial da União. As inscrições estão abertas até 3 de outubro de 2012.
O programa de residência artística compreende o processo de criação associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, em conjunto com profissionais das instituições envolvidas e suas respectivas comunidades, proporcionado pelo deslocamento do artista para um Ponto de Cultura. Nesta edição, a inscrição leva em consideração, principalmente, o processo artístico, diferentemente das edições anteriores, em que a inscrição ocorria unicamente por categorias regionalizadas.
Ao se inscrever na categoria Criação e Experimentação, o artista escolhe um Ponto de Cultura para realizar um projeto que tenha como foco interações entre culturas e comunidades de diferentes partes do país. Obrigatoriamente, o Ponto de Cultura deve estar fora da região geográfica onde o artista reside. O principal vetor é o intercâmbio intercultural.
A categoria Continuidade é exclusiva para aqueles que já ganharam pelo menos uma das edições anteriores do Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura (2008, 2009 ou 2010) e permite que o artista possa dar continuidade ao seu projeto, apresentando uma perspectiva de inovação e sustentabilidade. Nela, pode-se optar por  qualquer Ponto de Cultura, dentro ou fora da região onde reside.
Até o final de 2012,  será lançado o catálogo Interações Estéticas 2008-2010. A publicação tem como objetivo valorizar e registrar as diferentes experiências no campo das residências artísticas fomentadas e construídas nas suas três edições.
Histórico do Edital

Criado em 2008, na modalidade de prêmio – resultado da parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC – a Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura visa apoiar projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas de diversas partes do país e a rede de Pontos de Cultura.
Em suas três edições, 347 projetos foram contemplados, abrangendo todas as regiões do país e as variadas linguagens artísticas: dança, circo, teatro, artes visuais, música, arte digital e literatura.
Muitos artistas de destaque no cenário cultural brasileiro participaram das edições anteriores, desenvolvendo seus projetos contemplados com o Prêmio, em diferentes áreas. Entre eles, Jorge Mautner, Tércio Araripe e Caroline Ladeira (música), Elisa Lucinda (literatura), Mauricio Adinolfi e Gustavo Peres (artes visuais) e Alessandra Vannucci (teatro).
Com esta iniciativa, a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC e a Funarte contribuem para a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento do processo de democratização cultural em nosso país.

Mais informações