A 37ª edição do Festival Internacional de Hong Kong (HKIFF) acontece entre os dias 17 de março e 2 de abril de 2013 e está com inscrições abertas até o dia 31 de dezembro. O evento é uma das maiores plataformas de divulgação cinematográfica da Ásia e uma importante oportunidade de intercâmbio cultural e plataforma de lançamento de novos talentos.
O HKIFF é dividido em seis mostras diferentes. Uma delas é a Global Vision, que será dedicada principalmente a novos trabalhos. Já a Indie Power apresentará cerca de 20 trabalhos independentes e de vanguarda. A mostra Reality Bites terá apenas documentários. Além dessas, há mais três mostras com inscrições abertas: a Mostra Competitiva Young Cinema, a Mostra Competitiva de Documentários e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, todas abertas para filmes brasileiros, desde que legendados em inglês.
A Mostra Competitiva Young Cinema tem o intuito de estimular a carreira de novos cineastas. Serão aceitos apenas longas-metragens de cineastas que tenham feito até três filmes. A Mostra Competitiva de Documentários também aceitará apenas longas-metragens. Tanto para a Young Cinema como para a Mostra de Documentários, apenas oito filmes serão selecionados, e seus diretores terão as despesas pagas para viajar para o festival. Os filmes selecionados concorrem ao troféu FireBird e o prêmio em dinheiro no valor de 3 mil dólares, além do prêmio do júri, de 1,5 mil dólares.
A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens aceitará apenas filmes com duração máxima de 15 minutos e selecionará cerca de 20 obras para a competição. O festival cobrirá os custos de viagem apenas dos diretores vencedores, para que compareçam à cerimônia de premiação. Os vencedores do troféu FireBird e do Prêmio Especial Hong Kong recebem, cada, o valor de 2 mil dólares, enquanto o vencedor do prêmio do júri receberá mil dólares.
Todas as obras internacionais devem ser inéditas em Hong Kong. Serão aceitos apenas filmes nos formatos 35mm, Beta SP ou Digital Beta, finalizados a partir de 2012. Os selecionados serão notificados.
Mais informações no site www.hkiff.org.hk.