Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Festival de Berlim seleciona cineastas para programa de residência


O Festival de Cinema de Berlim convoca para a participação na Berlinale Residency, programa de residência que selecionará seis diretores para passar três meses em Berlim desenvolvendo projetos cinematográficos com a ajuda de profissionais experientes na área.
Somente projetos de longas-metragens já vinculados a alguma produtora são elegíveis para escolha pelo programa. Os seis cineastas selecionados se comprometem a viver em Berlim durante os três meses de duração do programa (de 15 de agosto a 15 de novembro) e receberão uma bolsa mensal de 1,5 mil euros para custear suas estadias na cidade.
Seus produtores receberão dicas de profissionais renomados da indústria e ajuda na formatação dos projetos para o mercado internacional, em um workshop a ser realizado no fim do programa de residência. Os projetos selecionados e desenvolvidos durante a residência também serão apresentados no Mercado de Co-Produção da Berlinale, em fevereiro de 2014 e no Encontro Ibero-Americano de Co-Produção, durante o Festival Internacional de Guadalajara, em março de 2014.
Podem se candidatar diretores que já tenham dirigido anteriormente um filme apresentado em algum renomado festival internacional de cinema, ou que já tenham finalizado uma produção apresentada no Mercado de Coprodução do Festival de Berlim, no Berlinale Talent Campus, ou com o apoio do World Cinema Fund. Não há restrições em relação ao conteúdo ou local de filmagem do projeto a ser desenvolvido no programa de residência.
Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário online, disponível no site do programa, e enviar via upload uma série de informações sobre o projeto, tais como roteiro completo, orçamento e plano de marketing e distribuição.
Também é necessário enviar um documento confirmando a vinculação de um produtor e a disponibilidade do mesmo para estar presente ao workshop, nos dias 8 a 11 de novembro. É requisitado ainda o envio, pelo correio, de sete cópias em DVD de algum de seus filmes anteriores, devidamente legendadas em inglês.
A data limite para inscrições é 10 de março. Consulte o regulamento do programa Berlinale Residency aqui (em inglês).