Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Curso - Direção de ópera

Orientador: William Pereira
O objetivo do curso é o estudo e discussão de todas as etapas do espetáculo operístico, desde a escolha do título até a estreia, abordando aspectos práticos, teóricos e históricos, com enfoque em direção.
Wiliam Pereira iniciou sua formação artística com o estudo de piano, de 1970 a 1982, e graduou-se em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1987. Fez estágio em Direção Operística na English National Opera e Royal Opera House em Londres – Inglaterra, em 1992-1993, em produções dirigidas por David Pountney, Harry Kupfer, Eliaj Moschinsky e Antoine Vitez. 

Representante da vanguarda teatral dos anos 80 e um dos fundadores do grupo Barca de Dionisos, onde dirigiu “Leonce e Lena” de G. Büchner e “O burguês fidalgo” de Molière.

Entre seus principais trabalhos em teatro, destacam-se: “Uma relação tão delicada” de Lolleh Bellon, “Senhorita Julia” de Strindberg, “Eu sei que vou te amar” de Jabor, “Luzes da Boemia” de Valle-Inclán, “A fábula de um cozinheiro” de Sam Shepard, “O livro do desassossego” de Fernando Pessoa, “Romeu e Julieta” de Shakespeare, “Ismênia” de Yanis Ritsos.
Dirigiu nas principais casas de ópera do País, com destaque para suas produções de “Pedro Malazartes” de Guarnieri; “Colombo” de Carlos Gomes e “Olga” de J. Antunes (estreia mundial), no Theatro Municipal de São Paulo; “Os Pescadores de Pérolas” de Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; “O Messias” de Haendel e “A Menina das Nuvens” de Villa-Lobos, no Palácio das Artes de Belo Horizonte; “Il Guarany” de Carlos Gomes, no Theatro da Paz, em Belém; “Madama Butterfly” de Puccini, “Le Nozze de Fígaro” de Mozart e “Romeo et Juliette” de Gounod, no Festival Amazonas de Ópera, realizado no Teatro Amazonas, em Manaus; “A Tempestade” de R. Miranda (estreia mundial), “Gianni Schicchi” de Puccini e “Il Barbieri di Siviglia” de Rossini, no Theatro São Pedro, em São Paulo.
Público
Diretores teatrais, cantores líricos, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e estudantes de música e artes cênicas.

* Material didático específico, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção dos Alunos: 
Análise de currículo e carta de interesse.
De 13 de janeiro a 5 de fevereiro 
Segunda a sexta 
Das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 14 de novembro a 11 de dezembro
Divulgação dos Aprovados: dia 16 de dezembro
Matrícula: de 17 a 19 de dezembro
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelos
Telefones (11) 2292 7892/7988 – ramal 159/160.