Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 31 de março de 2014

Curso - Iluminação para além do teatro

Orientadores: Camilo Bonfanti/ André Boll/ Caetano Vilela/ Fernanda Carvalho/ Miló Martins
Objetivo
O curso tem como objetivo, propiciar a possibilidade aos participantes de aprofundar seus conhecimentos em outras áreas de atuação da luz para além do teatro, suas características diversas, suas similaridades e diferenças
Assim, busca apresentar os procedimentos, concepções e materiais de trabalho da iluminação em diversas áreas, como shows, dança, ópera, exposições e eventos corporativos.

Camilo Bonfanti – módulo Show – (5 e 12 de Maio)
Camilo Bonfanti é Lighting Designer desde 2007, com intensa carreira junto a bandas e artistas solos como Zeca Baleiro, Criolo, Mallu Magalhães, O Teatro Mágico, Sombra, Marcelo Camelo e Bambas 2. Trabalhou também com a companhia Teatro da Vertigem, Teatro Popular do SESI, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Antônio Fagundes como operador de luz. Atuante desde 1995 na parte técnica, e já executou trabalhos em algumas Bienais de artes e para empresas como Stage Luz e Magia, Estação da Luz e Armazém da Luz.

André Boll – módulo Dança – (19 e 26 de Maio)
Iniciou seus estudos em iluminação em 1989 no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde cursou Artes Cênicas. Desde então projeta luz para espetáculos de teatro, música e dança.
Ministrou cursos e palestras a convite de instituições como o CPT (Centro de Pesquisas Teatrais), Festival de Joinville, Universidade Anhembi Morumbi e SP Escola de Teatro.
Atua como diretor técnico nos eventos Dança em Pauta, de 2004 a 2007, e Itaú Rumos Dança 2007, em festivais nacionais e internacionais (Festival Contemporâneo de Dança e Panorama SESI) em apresentações de artistas e companhias estrangeiras no Brasil: Steve Paxton (EUA 2000 e 2005); Jô Kanomori Dance Company (Japão 2007); Condor's (Japão 2008);
Trisha Brown Dance Company, Yvonne Rainer (EUA 2009); Gilles Jobin (Suiça 2009); Xavier Leroy (França); entre outras.
Foi Coordenador Técnico Assistente por mais de 4 anos no Balé da Cidade de São Paulo onde executou projetos de iluminadores da França, Itália, Israel e Inglaterra.
Assinou mais de 100 projetos para teatro, dança e música e em 2006 foi contemplado com o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Iluminação Dança.
Dirige a Santa Luz Ltda, empresa que presta serviços técnicos especializados, fornece equipamentos de iluminação e oferece consultoria e cursos na área de iluminação.

Caetano Vilela – módulo Ópera (2 e 9 de Junho)
Encenador e Iluminador, trabalhou nos principais grupos de pesquisa de São Paulo, como: Grupo Boi Voador, Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Cia. de Teatro em Quadrinhos e Cia. de Ópera Seca. Como iluminador seu nome ganha destaque no mundo da Ópera tendo realizado dezenas de produções em importantes teatros no Brasil e no exterior.
Dentre os diretores com quem trabalhou destacam-se Werner Herzog, Gerald Thomas, Christoph Schlingensief, Aidan Lang, Alejandro Chacon, Antunes Filho, Iacov Hillel, Emilio Sagi, etc.
Das óperas que dirigiu, destacam-se: The Fall of the House of Usher/Philip Glass, Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk/Shostakovitch, Ariadne auf Naxos/Strauss, Les Troyens/Berlioz e a estréia mundial da ópera Ça Ira do compositor e fundador do Pink Floyd, Roger Waters.
Em 2010 foi o vencedor do prêmio Shell de Iluminação pela peça Dueto para Um e do troféu Carlos Gomes como iluminador de ópera.
Iluminou para a temporada 2009/2010 em Paris, no Théâtre Du Châtelet, sob a direção de espanhol Emilio Sagi o musical The Sound of Music.
De 2009 a 2012, a convite de Gerald Thomas, assumiu a direção da Cia. de Ópera Seca no Brasil, assinando a encenação e iluminação de Travesties/Tom Stoppard e Licht+Licht, uma elegia ao autor alemão Goethe, ambas sucesso de público e crítica no Festival de Teatro de Curitiba.
Em 2013, ano do bicentenário de Richard Wagner, ilumina uma produção de Tannhäuser sob a regência do maestro Gustavo Dudamel e direção cênica de Alejandro Chacon para a temporada de ópera em Bogotá/Colômbia e dirigiu e iluminou para o Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil a ópera Der Fliegende Holländer destaque na crítica especializada como uma das melhores produções do ano.
Neste 2014 segue com sua parceria no Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil onde é responsável pela encenação e iluminação da ópera Mefistofele/Boito. Também ilumina para a temporada paulista Carmen, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção do encenador italiano Filippo Tonon.

Fernanda Carvalho – módulo Exposições (30 de Junho e 7 de Julho)
Fernanda Carvalho formou-se arquiteta e urbanista em 2000 pela FAUUSP, mesma instituição onde adquiriu o título de mestre na área de Design e Arquitetura em 2011. Trabalha exclusivamente com projetos de iluminação desde 2000 como assistente e a partir de 2004 em escritório próprio. Como assistente do iluminador Guilherme Bonfanti participou do processo de criação
de luz de diversos espetáculos teatrais, e foi operadora de luz de espetáculos, inclusive da Cia. La Mínima. Participou de diversos congressos nacionais e internacionais em design da iluminação, como todas as edições do PLDC (Londres, 2007, Berlim, 2009, Madrid2011 e Copenhagen,2013), todas as edições do LED forum em São Paulo. É diretora executiva de relações culturais da AsBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação). Colabora com a revista de iluminação L+D. Ministrou diversos cursos pelo Brasil, sempre com o enfoque no projeto de iluminação. Tem ampla experiência em iluminação de exposições. Iluminou "Mestres do Renascimento", "Guerra e Paz"; "From the Margin to the Edge" em Londres em 2012; "Paris: Impressionismo e Modernidade"; entre muitas outras. Na área de varejo foi responsável pelo projeto da vitrine da loja conceito Valisère na Rua Oscar Freire; das joalherias Dryzun dos shoppings JK, Iguatemi Alphaville e Faria Lima; das lojas ADJI em 11 franquias pelo Brasil; entre outras. Recebeu prêmio de melhor iluminação do Retail Design Institute 2013 e terceiro lugar em iluminação residencial pela Abilux Projetos de Iluminação 2013.

Miló Martins – módulo Eventos Corporativos (14 e 21 de Julho)
Carreira desenvolvida com experiência na área de desenho de luz atuando em parceria com Guilherme Bonfanti, Marisa Bentigvenha, entre outros;
Profissional com experiência de 18 anos(desde 1994) na área de iluminação de show, teatro e exposições;
Amplos conhecimentos tecnológicos e elétricos para desenvolvimento de projetos de iluminação;
Experiência na elaboração de desenho de luz e coordenação técnica de eventos;
Criação de desenho de luz para área teatral, show, exposições artísticas e arquitetura.
Coordenação Técnica e Direção de palco e artística para eventos empresariais e coorporativos.
Responsavel pelo Teatro Laboratorio da USP durante o período de dois anos.

Público
Estudantes de iluminação e de teatro em geral, interessados em iluminação, iluminadores buscando ampliar seus conhecimentos em diferentes segmentos do trabalho com iluminação cênica.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
De 5 de Maio a 21 de Julho
Segunda das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 – Consolação

INSCRIÇÕES: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2014/55.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: 27/03 a 21/04
Divulgação aprovados: 25 de Abril
Matrícula: 28 e 29 de Abril
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo
Telefone 11 3775.8600 - ramal 14