Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema de Locarno, que acontece na cidade suíça entre os dias 6 e 16 de agosto. A Competição Internacional aceita, até 2 de junho, longas-metragens de ficção, documentário ou animação, finalizados a partir de 6 de agosto de 2013 e inéditos fora de seus países de origem.
Além de sua principal competição, o evento promove outras sessões e competições paralelas, como a Cineastas do Presente (dedicada a primeiros ou segundos trabalhos de novos realizadores), a Leopardos de Amanhã (para curtas e médias-metragens, com no máximo 40 minutos, feitos por cineastas ainda inéditos em longa), a Sessão Piazza Grande (filmes com maior vocação comercial exibidos em tela gigante de 26m x 14m para um público de 8 mil pessoas ao ar livre), entre outras.
A seção Carte Blanche, parte da programação dos Dias da Indústria, exibe filmes em fase de pós-produção para agentes de venda, gestores de fundos de investimento e programadores de festivais. Em 2014, a edição dessa seção é dedicada ao Brasil.
O principal prêmio do festival é o Leopardo de Ouro, concedido ao melhor filme da Competição Internacional. O diretor e o produtor do filme vencedor dividem o valor de 90 mil francos suíços (cerca de 230 mil reais). A Competição Internacional também oferece leopardos para os melhores diretor, atriz e ator, além de um Prêmio Especial do Júri. Há premiação em dinheiro também para os vencedores das categorias Cineastas do Presente (40 mil francos suícos) e Leopardos de Amanhã (10 mil francos suíços), além de um leopardo concedido especialmente ao melhor filme de estreia de um diretor, exibido em qualquer uma das seções do festival.
Para mais informações, acesse o site do Festival de Cinema de Locarno.