Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 19 de março de 2014

Ibermedia recebe projetos de cinema, TV e coproduções

O Programa Ibermedia, dedicado a incentivar a coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, abriu a convocatória 2014 para solicitações de apoio. As duas linhas disponíveis nesta edição são Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão e Coprodução de Filmes. O envio de propostas pode ser realizado até o dia 29 de abril.
Na linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão serão aceitos projetos de empresas privadas de produção independente dos 19 países membros do Programa Ibermedia. As propostas devem abranger a elaboração do roteiro, storyboard, captação de recursos, plano de financiamento do projeto, formulação do plano de comercialização e distribuição e, dependendo da produção, pesquisa de referências e realização de episódio piloto (no caso de uma obra audiovisual de animação). Projetos para TV devem ter mais de 25 minutos e para cinema a duração mínima depende do gênero (ao menos 70 minutos para projetos de ficção, ou 50 para documentários).
O auxílio concedido pelo Programa Ibermedia para o desenvolvimento de projetos será de até 15 mil dólares por proposta e este valor não pode exceder 50% do orçamento de desenvolvimento.
Já para a linha de apoio à Coprodução de Filmes serão aceitos projetos apresentados por empresas independentes de produção cinematográfica, originários de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. Longas de ficção devem ter duração mínima de 70 minutos e ser destinados à exploração comercial, enquanto documentários ou programas de televisão devem ter pelo menos 54 minutos e ser destinados, prioritariamente, a salas de exibição e/ou televisão.
O apoio concedido pelo fundo, na modalidade empréstimo, terá um valor entre 80 mil e 150 mil dólares (100 mil no caso de documentários ou projetos para TV) e não deve ser superior a 50% do orçamento total da obra.
Exclusivamente nesta edição, não será aberta a convocatória para formação de profissionais de audiovisual. A proposta de um Plano Estratégico para a Formação Ibero-americana será publicada no mês de julho pelo Comitê Intergovernamental do Programa (CII).
Regulamentos e editais podem ser consultados no site www.programaibermedia.com.