Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Oficinas - Oficinas Culturais estão com inscrições abertas

Oficinas Culturais

As Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para programação do segundo trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 536 atividades de formação e difusão e 20.845 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. As matrículas são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

Destaques da programação do segundo trimestre de 2014Na Capital, a Oficina Cultural Oswald de Andrade promove de 22 a 26 de abril o Laboratório: Turning Scores – Composição, Comunicação e o Sentido da Imaginação, com a bailarina e performer norte-americana Lisa Nelson. "Tuning Scores" é uma pesquisa que surgiu do audiovisual e se desenvolveu na dança, investigando elementos da performance, movimento, comportamento e comunicação.

O destaque da Oficina Cultural Mazzaropi é a Oficina: Comédia Stand Up Música, que será ministrada por Pedro Paulo Bogossian e Agnes Zuliani, de 23 de abril a 18 de junho. O objetivo desta atividade é apresentar aos participantes ferramentas para a criação e interpretação de seus próprios textos de comédia musical, ancorados pela estrutura, pelo conteúdo temático e pelo estilo de um gênero, possivelmente, ainda inexplorado: o Stand Up Musical.

A Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade promoverá de 4 a 6 de junho o Ciclo de debates - Gol de Letra. A organização e mediação são do jornalista Manuel da Costa Pinto, que terá como convidados Bruno Zeni, José, Roberto Torero, Ronaldo Bressane e Ugo Giorgetti. Duas mesas de convidados discutirão a representação do futebol na literatura e na cultura brasileira, especialmente na produção contemporânea, e comentarão seus próprios trabalhos relacionados ao esporte.

No Interior, a Oficina Cultural Gerson de Abreu promove, de 15 a 17 de maio o 2º FLI - Festival Literário de Iguape. O evento terá, entre outros, a participação do cantor e compositor Arnaldo Antunes, do compositor e violonista Gabriel Sater, do poeta Frederico Barbosa, e do jornalista Manuel da Costa Pinto. Além de palestras e shows, esta edição terá intervenções urbanas, performances, oficinas de teatro e quadrinhos.

Entre os destaques da programação da Oficina Pagu, de Santos, está o Projeto Especial Arriba, Arriba Pagu! - Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana. O evento, que acontece entre 14 de abril e 7 de junho, foi idealizado para homenagear a seleção mexicana de futebol que ficará sediada na Cidade de Santos durante a Copa do Mundo. As atividades retratarão a diversidade histórica e cultural daquele país, numa programação que abrange de cinema a história em quadrinhos, passando por artes plásticas, TV e fotografia.

Histórico
Depois de quase três décadas de implantação, o programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo passou por uma revisão e atualização em sua estrutura para que se torne, cada vez mais, um projeto instigante, provocador, criativo, inovador e plural. A nova proposta técnica definiu essas mudanças. Além de preservar e aperfeiçoar o que é a principal característica das Oficinas, qual seja, a sua vasta gama de programação nas mais diversas linguagens para os mais variados públicos, passou também a oferecer outras possibilidades em outros programas específicos, listados a seguir, que têm por objetivo ampliar seu público, agregar diferentes conteúdos e extrovertê-los em novos meios.

A nova estrutura das Oficinas trabalha com os seguintes Programas: Programas das Ações de Formação; Programas das Ações de Articulação; Programas das Ações Virtuais; Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.

Sobre as Oficinas CulturaisDas 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, duas unidades no Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana criada para atender os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.