A Fundação Gregório de Mattos, de Salvador (BA), lançou na última semana o Edital Capoeira Viva 2015. O edital visa a premiar propostas voltadas à valorização, promoção, difusão, registro e fortalecimento da manifestação como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro.
Ao todo, serão selecionadas 10 propostas que receberão o montante de R$ 15 mil cada, somando um total de R$ 150 mil de recursos disponibilizados.
O concurso será dividido em três linhas de ação: a) Intercâmbio, com foco na troca de conhecimento, no reconhecimento e na difusão do jogo de capoeira e deve prever convidados de localidades além de Salvador; b) Preservação e Memória da capoeira em diferentes modalidades, que podem ser digitais, audiovisuais, exposições, instalações, publicações, sítios da web, portais e produtos correlatos; e c) Inclusão, compreendendo propostas voltadas a pessoas com necessidades especiais, com vistas à ampliação de suas atividades culturais, educativas e sociais.
As inscrições são gratuitas vão até 2 de março. Podem participar pessoas físicas, instituições sem fins lucrativos e pessoas jurídicas inscritas como MEI (Micro Empreendedor Individual) legalmente constituídas.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Avaliação formada por três membros, especialistas na área, sendo um representante de universidade, um representante dos círculos da capoeira e um técnico e/ou representante da FGM. Os avaliadores serão designados pelo presidente da FGM.
Clique aqui para acessar o edital e o formulário de inscrições.