Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 28 de abril de 2015

Oficina - no Centro Cultural da Juventude ensina a escrever projetos culturais

Você tem uma ideia para um projeto cultural, mas não sabe como colocá-la no papel? Com as leis de incentivo e os programas de fomento desenvolvidos em todas as esferas governamentais, existe, hoje, um número razoável de editais abertos anualmente com o intuito de captar recursos para a realização de produções culturais. Entretanto, adaptar a linguagem artística para os moldes de um projeto não é tarefa fácil. O desafio é: como trazer para a objetividade algo que é absolutamente subjetivo? Diante dessa necessidade, o Centro Cultural da Juventude promove, dia 16, a oficina gratuita “Minha ideia no papel”, que visa capacitar jovens artistas e produtores iniciantes.

Quem ministra o curso é Anderson Dy Souza, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia com especialização em Gestão Cultural. Ele acredita que a maior dificuldade na elaboração de um projeto é ter clareza e objetividade sobre o que se pretende realizar. “Escrever um projeto é planejar a execução de uma ideia, quanto mais objetivo e claro for esse plano, melhor será o alcance dos seus objetivos”, diz.

Em geral, o proponente sabe bem o que pretende realizar, mas tem dificuldades em definir exatamente o que se trata, e isso pode prejudicar a seleção de sua proposta, uma vez que ela não está adaptada à linguagem correta. “O projeto é o meio pelo qual apresentamos a nossa ideia, a nossa proposta. Se ele não conseguir expressar o que pensamos, ele não funciona. Não adianta ter uma ideia brilhante se não conseguirmos transmiti-la a quem interessa, pelo meio que dispomos. No caso da maioria dos editais brasileiros, quiçá todos, é por meio de um projeto que nosso trabalho é avaliado e selecionado”, afirma Dy Souza. 

A oficina pretende compartilhar ferramentas básicas de planejamento e elaboração de projetos culturais. A partir das ideias de cada participante, serão propostas pequenas dinâmicas de interação e exercícios escritos para auxiliar no entendimento do objetivo de cada um e no passo a passo para sua realização. Dessa forma, será fornecida a base para a criação de um pequeno projeto ou de seu esboço.


Serviço: Centro Cultural da Juventude – espaço sarau. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Inscrições a partir do dia 5 na recepção do CCJ. Dia 16, das 13h às 18h. Grátis. +16 anos. 40 vagas.