Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 17 de maio de 2016

Projeto Brasis promove festival de cultura brasileira

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para participar das oficinas do festival Os Brasis em São Paulo, promovido pelo projeto Brasis, uma central de conteúdos e rede de pesquisa e projetos sobre culturas e cotidianos do Brasil.
O projeto conta com uma rede de colaboradores de várias regiões, denominada Mutirão. O foco está nas culturas cotidianas do país,​ trazendo narrativas, pessoas e movimentos que refletem o país.
De junho a novembro, uma série de oficinas, palestras e exposições no centro de São Paulo promoverá o encontro entre artistas e patrimônios vivos da cultura brasileira. De um lado, três mestres nas áreas de música, comida e ofícios manuais. Do outro, nove pessoas interessadas em contar suas histórias.
As nove pessoas serão selecionadas por meio de edital para participar de oficinas que acontecerão em um final de semana por mês. Essas oficinas – de pesquisa, texto, fotografia e artes visuais – terão como objetivo a criação de conteúdos que ajudarão a contar as histórias desses mestres, além de suas vivências na cidade de São Paulo. Para auxiliar no processo, o festival conta com dois consultores artísticos: Roni Hirsch e Raul Zito.
O local do encontro será o Red Bull Station. O resultado do processo será um projeto artístico multimídia com exposição, uma plataforma digital e uma galeria de arte urbana a céu aberto. “A proposta é aproximar saberes brasileiros e espaços da cidade que pouco os conhecem, promovendo assim o encontro de diferentes Brasis em São Paulo”, afirma a pesquisadora Mayra Fonseca, idealizadora do festival junto com o fotógrafo Rafael Stedile.
Ela conta que a ideia de “Os Brasis em São Paulo” surgiu a partir da constatação de que a capital paulista concentra um grande número de mestres de cultura. Eles são provenientes dos mais diversos pontos do país e detentores de saberes que são verdadeiros patrimônios das nossas culturas. A ideia de “Os Brasis em São Paulo” é, portanto, não só trazer esses mestres ao centro da cidade como também promover o diálogo com outros artistas.
A abertura do festival “Os Brasis em São Paulo” será nos dias 17 e 18 de junho, com uma tarde de palestras e rodas de conversa abertas ao público no sábado (18). Serão convidados artistas, pesquisadores e os próprios mestres para falar de suas visões do Brasil. As oficinas seguem nos quatro meses seguintes. Em novembro, acontece a abertura das exposições no Red Bull Station e ao ar livre.
Clique aqui para se inscrever.