Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


domingo, 3 de julho de 2016

Oficina - CAIXA Cultural São Paulo realiza oficina prática de figurino

Após um dia de workshop apresentando diversas técnicas de envelhecimento e vivência, sempre prezando pelo uso de materiais que possam ser lavados, haverá um sorteio de roupas variadas, previamente compradas em um brechó. Posteriormente, será feito um sorteio com “estados” do tipo: morador do centro da terra, sobrevivente de um naufrágio, aventura fantástica, entre outros.
Cada participante, a partir daí, irá trabalhar no seu figurino, pensando no conceito simbólico do personagem, no “estado” e na mudança específica da modelagem. Na prática ele vai poder experimentar as diversas técnicas apresentadas aplicando o tratamento final ao seu figurino, agregando ao figurino a trajetória física do personagem e o tempo relacionado à história que será contada.
Inscrições: As inscrições para a seleção dos participantes são gratuitas e devem ser feitas através de um formulário, cujo link será disponibilizado pela produção pelo e-mail oficinaraqueltheo@gmail.com, de 4 a 14 de julho. O resultado com o nome dos candidatos selecionados será divulgado no sábado (16), via e-mail e na página da oficina no Facebook. Os critérios de avaliação são baseados na experiência e interesse de cada participante.
A CAIXA Cultural São Paulo promove de 19 a 22 de julho, a Oficina Prática de Figurino - Envelhecimento e Vivência. Destinado a estudantes e profissionais que já trabalham com figurino ou que tenham interesse em entrar nessa área de atuação, este é um novo curso ministrado pela figurinista Raquel Theo, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na Oficina Prática de Figurino, já realizada nas unidades da Caixa Cultural.
A nova oficina aborda práticas de tingimento, texturização, envelhecimento, entre outras que possibilitam ao profissional um refinamento técnico para aplicar em suas criações. Leva ao aluno a oportunidade de entrar em contato com diversas técnicas de tratamento para dar ao figurino os anos de vida e o desgaste que cada peça necessita, possibilitando, desta forma, um figurino adequado ao tempo específico de cada texto. A carga horária total é de 12 horas.
Conteúdo da Oficina:
1º dia - História do vestuário / pré-produção de figurino / Pesquisa histórica, simbólica e artística; Apresentação dos materiais e das diversas técnicas de envelhecimento e vivência a serem exploradas;
2º dia – Workshop com a apresentação, na prática, das diversas técnicas que podem ser aplicadas. Sorteio de roupas, previamente compradas em brechó, entre os participantes. Em seguida, sorteio de “estados” que deve ser agregados à construção do personagem e consequentemente ao figurino.
3º dia – Adaptação da modelagem ao figurino definido por cada participante e aplicação das técnicas de envelhecimento e vivência. Neste dia a oficina disponibilizará um (a) costureiro (a) para ajuste nas peças.
4º dia – Finalização das técnicas aplicadas. Sessão de fotos com os trabalhos realizados durante a semana, apresentação dos figurinos e exposição, aberta ao público, das peças criadas pelos alunos.
Serviço:
Oficina “Prática de Figurino – Envelhecimento e Vivência”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Datas: 19 a 22 de julho de 2016
Horário: 14h às 17h
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Público-alvo: estudantes e profissionais da área de figurino
Capacidade: 20 vagas
Inscrições: gratuitas pelo e-mail oficinaraqueltheo@gmail.com, de 04 a 14 de julho.
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal