Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 26 de abril de 2011

Curso gratuito de formação para educadores no Paço das Artes



O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove, de 13 de abril a 15 de junho, das 19 às 21h, às quartas, um curso gratuito de formação para educadores. Composto por nove encontros de três horas, o curso tem por objetivo capacitar educadores e professores na área de arte, com foco na produção contemporânea. Nas aulas, teóricas e práticas, serão abordados temas como teorias da educação, história da arte, práticas de ateliê etc.
O curso será dividido em módulos de três encontros. O primeiro, Aproximações com a arte contemporânea, será ministrado pela artista Lucimar Bello e contemplará oficina e aulas teóricas que enfatizarão processos de criação. Serão analisadas interligações e contaminações entre videoarte, performance, instalação, fotografia, pintura, desenho e escultura. Exercícios desmistificarão a ideia do inacessível e do exclusivo que muitas vezes acompanha a arte contemporânea.
O segundo módulo – Linha do tempo, linha de pensamento, linhas que se cruzam – será ministrado pela arte-educadora Karen Greif Amar.  A partir de leituras, vivências práticas e debates, os encontros pretendem abordar a prática educativa em arte com foco na importância do olhar e de uma postura investigativa do professor.  
Nos últimos três encontros, os participantes vivenciarão a experiência de um Ateliê de desenho e observação de paisagem. O módulo, comandado pela artista e educadora Ana Paula Oliveira, objetiva refletir sobre a paisagem e a imagem através de atividades práticas de montagem, transformação e subversão de imagens.

Sobre as ministrantes
Ana Paula Oliveira, formada em artes plásticas, é artista plástica e professora de arte. Expôs em diversas instituições no Brasil, como CCSP, Capela do Morumbi, Centro Universitário Maria Antonia e Insituto Tomie Ohtake.
Karen Greif Amar é arte-educadora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, é professora de arte no ensino fundamental 2, formadora de professores da educação infantil e do ensino fundamental 1 e 2 na área de arte em instituições particulares e públicas de São Paulo, e assessora de arte da Rede Municipal de Educação Infantil de São José dos Campos.
Lucimar Bello é artista plástica. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e Japão. É doutora em artes pela USP; pós-doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP; e pós-doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC-SP. Recebeu a Bolsa de Pesquisa em Arte - Fundação VITAE em 1994 com o projeto Cidades Utópicas; desenhos contemporâneos. Foi professora na FURB, Blumenau, entre 1971 e 76, e na UFU, Uberlândia, entre 1977 e 96. Foi diretora de Extensão e Culturas e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte, Arquitetura, Urbanismo e Decoração da UFU. Entre 1995 e 96, foi vice-presidente da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil e, entre 1996 e 98, foi representante de pesquisa na InSEA - International Society for Education through Art.

Curso Formação de Educadores - Paço das ArtesCarga horária: 27h
De 13 de abril a 15 de junho, quartas-feiras, das 19 às 22h
Local: Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br
Acesso
e elevador para cadeirantes. Ar condicionado