Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

TV Cultura recebe inscrições para concurso de música clássica


A TV Cultura abriu inscrições para o concurso Pré-Estreia, que vai selecionar jovens intérpretes da música clássica brasileira: instrumentistas com até 24 anos, cantores solistas com até 28 anos de idade e grupos de música de câmara com três até oito participantes. O prazo de inscrições vai até 26 de maio.
Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.
Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.
As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.
A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo, com dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.
Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.
As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final acontece em 9 de dezembro.
Os prêmios variam de R$ 15 mil a R$ 35 mil, além de recitais promovidos pelo Sesi-SP, em 2013.
Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.
O regulamento e a ficha de inscrição estão no site www.cmais.com.br/preestreia.