Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bate Papo e outras atrações na 1ª Mostra de Cinema da Mulher

 1ª Mostra de Cinema da Mulher, que acontecerá na cidade de Franco da Rocha, nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro.
Na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, o Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, atuante na periferia de São Paulo, propõe uma importante atividade para reflexão e debate sobre os enfrentamentos diários vividos pelas mulheres. 
Desde agosto de 2015, jovens mulheres francorrochenses estão se reunindo para estudo e discussão de textos feministas, a fim de compartilhar vivências e construir uma rede solidária, que as ajude a reconhecer e sair de relacionamento abusivos e situações de violência, além de fortalecer suas autoestimas e pensarem em maneiras de colaborar com a emancipação feminina.
Com o desejo de que mais mulheres se aproximassem, começaram a pensar em ações que pudessem colaborar com o diálogo com a comunidade. Foi assim, que além das reuniões quinzenais, o coletivo passou a realizar ações de colagem de lambe-lambe no centro da cidade e no fim do mês de fevereiro realizará a 1ª Mostra de Cinema da Mulher, para discutir as produções que problematizam as diferentes realidades das mulheres.
A cidade de Franco da Rocha receberá a 1ª Mostra de Cinema da Mulher nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016. Pensada de maneira colaborativa, a Mostra contará com exibição de 02 documentários e 02 filmes de ficção, seguidos de rodas de bate-papo.
Programação:

Dia 26/02 -20h | Calçadão em frente a Casa de Cultura
“No Devagar Depressa dos Tempos” - Eliza Capai | Brasil - 2015 | Documentário

Guaribas, ali bem do lado da Serra das Confusões, interior dos interiores do Brasil.
Onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar na vida de mulheres de duas gerações que acabaram de cruzar a linha da miséria.

“Virou o Jogo: a história de pintadas” - Marcelo Villanova | Brasil - 2012 | Documentário

Em Pintadas, no semiárido baiano, o machismo era absolutamente normal. As leis eram para os homens e pelos homens, como em tantos lugares do Brasil. O filme mostra como algumas mulheres se organizaram para vencer o machismo, mudando hábitos e jogando bola.

- Roda de Conversa com Jéssica Moreira
- Encerramento: Show com Odisseia das Flores

Dia 27/02 - 20h | Casa de Cultura “Preciosa: uma história de Esperança” - Lee Daniels | EUA - 2010 | Drama

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola.
A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

- Bate-papo sobre o filme

Dia 28/02 - 18h | Casa de Cultura
“4 meses, 3 semanas e 2 dias” - Cristian Mungiu | Romênia/Bélgica - 2007 | Drama

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia e Gabita dividem um quarto num
dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.


FICHA TÉCNICA

Produção e curadoria: Luciene Costa, Mariana Moura, Maira Machado, Meire Ramos e Rute Guedes
Recepção: Maira Machado
Material Gráfico: Mariana Moura
Fotografia: Mariana Lima e Meire Ramos
Vídeos: Mariana Moura
Alimentação: Luciene Costa e Rute Guedes
Técnica de Som: Natalia Benite e Raisa Rocha
Técnica de Luz: Thatiana Moraes
Trilha Sonora: Helen Cristina e Maira Machado
Divulgação: Baciada das Mulheres do Juquery e Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha
Divulgação virtual: Baciada das Mulheres do Juquery e Ina Soares

Realização: Baciada das Mulheres do Juquery
Co-realização: Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha
Apoio: Associação Cultural CONPOEMA

Todos são bem-vindos às sessões e debates, porém não serão tolerados racismo, transfobia, lesbofobia, bifobia, gordofobia e nenhum tipo de discurso de ódio.
Mais informações: www.facebook.com/