Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para a Mostra do Filme Livre (MFL), que acontece a partir de março de 2013 nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e no circuito de cineclubes parceiros da Mostra.
O evento promove exibição de filmes e debates que fujam dos padrões narrativos convencionais e se arrisquem na experimentação artística.
Podem participar obras finalizadas em qualquer época, de todas as durações, formatos, gêneros e, evidentemente, aquelas que não se enquadram em gênero algum. A curadoria dará preferência a filmes independentes (feitos sem apoio estatal direto) e que apresentem experimentações no campo da linguagem audiovisual.
“Mundo Livre”, “Sexuada”, “Pílulas”, “Coisas nossas” e “Sessão invisível” são as sessões especiais e paralelas da mostra: “Mundo Livre” abarcará filmes realizados por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil; “Sexuada” é reservada a filmes de temática sexual e/ou sensual; “Pílulas”, para filmes de no máximo 5 min; “Coisas nossas” apresenta filmes realizados pela equipe de curadoria e produção do evento; por fim, a “Sessão invisível” apresenta filmes não selecionados, escolhidos mediante sorteio. Nesta sessão, o público recebe apitos e tem o poder de exigir a troca dos filmes, que raramente são exibidos por completo. Filmes selecionados que estejam disponíveis online pelos sites Vimeo ou Youtube podem ser exibidos no site do festival.
Os curadores da edição 2013 serão: o cineasta Chico Serra, o pesquisador Marcelo Ikeda e os realizadores independentes Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral e Cristiana Miranda.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.mostradofilmelivre.com.