Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sesc Paraty lança programa de Residência Literária


Após 10 anos realizando o Prêmio Sesc de Literatura, o Sesc abre edital para Residência Literária Sesc Paraty, que selecionará um escritor para morar por três meses na cidade de Paraty – litoral sul do estado do Rio de Janeiro – com alimentação e moradia custeadas, enquanto escreve um livro. O autor também receberá uma bolsa no valor de R$ 5 mil por mês.
Podem concorrer escritores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que tenham entre dois e oito livros publicados nas categorias contos, poesia, novela, romance, infantil e juvenil. O candidato deve apresentar um texto em progresso com 20 páginas. “O Residência é na verdade um impulso para autores não mais inéditos, que já publicaram livros, mas encontram dificuldade de prosseguir com a carreira”, afirma Henrique Rodrigues, do Sesc.
O texto literário apresentado precisa ser inédito. Não valem os já publicados pelo candidato, mesmo que de forma autônoma ou na internet. Deve ser apresentada também uma proposta de ação a ser realizada durante a residência, para o estimulo à leitura. “Será uma contribuição para a comunidade local. Além de receber a Flip, Paraty tem um papel na formação de leitores que rompe a esfera da feira. É dar continuidade àqueles quatro dias em que respiramos literatura”, comenta Daniel Ourique, técnico em cultura.
A comissão julgadora será composta por escritores e especialistas em literatura. O resultado sairá no dia 17 de novembro. O projeto Residência Literária Sesc Paraty será de março a maio de 2015 e, ao final dos três meses, o autor deverá entregar ao Sesc a primeira versão do livro.
As inscrições podem ser feitas até 14 de setembro. Clique aqui para acessar o edital.