Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bolsas para residência artística em Londres

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com o British Council, abriu duas vagas para residência artística no People’s Palace Project, organização não governamental que desenvolve projetos de promoção à arte e à justiça social.
Os selecionados trabalharão com artistas, acadêmicos, ativistas e a comunidade para desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento social por meio das artes. Os interessados devem se inscrever no Edital Cultura Conexão Brasil Intercâmbios e no British Council simultaneamente.
Uma das oportunidades destina-se a um membro de comunidade indígena, para residência artística com duração de quatro semanas, nas quais ele deverá desenvolver seu próprio filme, partindo da leitura de Londres como uma aldeia. Os interessados não precisam ter o domínio do inglês, mas comprovar experiência em audiovisual, pois terão que conceber, editar e produzir um curta-metragem completo que mostre Londres como uma aldeia ou parte de uma série de aldeias.
O indígena selecionado participará do projeto “Becontree Hundred”, em Dagenham, Essex. A iniciativa reúne um grupo de 20 a 30 fotógrafos locais e um artista do Observatório das Favelas para criar 100 retratos sobre a vida em Dagenham e uma instalação digital. A residência artística também envolverá o selecionado no projeto “L8 Untold”, no qual fotógrafos, cineastas e outros artistas trabalham com as comunidades de Toxteth, em Liverpool. Clique aqui para saber mais sobre essa vaga.
A outra vaga é voltada para diretores de teatro com experiência em peças de William Shakespeare. O selecionado participará de aulas na Faculdade de Drama da Universidade Queen Mary e acompanhará um processo de produção e direção teatral. Os interessados na oportunidade precisam falar inglês e ter experiência comprovada na área teatral, seja no ensino de teatro em universidades, seja no treinamento de atores. Além disso, devem ter dirigido ao menos uma peça que parta de uma obra de Shakespeare.
Durante as três semanas, o diretor selecionado poderá visitar teatros de Londres junto à equipe do People’s Palace Project, assistir a aulas do Mestrado em Artes Global Shakespeare, da Universidade Queen Mary, além de ter acesso a todo o acervo sobre a obra do dramaturgo inglês dessas instituições. Inscrições para essa vaga no British Council aqui.
Outras 18 instituições oferecem mais de 80 bolsas para realização de intercâmbios nos campos cultural e artístico. Informações sobre as oportunidades estão no site culturadigital.br/intercambio.