Estão abertas até 14 de novembro as inscrições para a 30ª edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), que acontece entre os dias 6 e 15 de março de 2015, na cidade mexicana. O evento tem como objetivo a difusão da produção cinematográfica ibero-americana.
Realizadores brasileiros podem inscrever suas produções nas seções competitivas: Longa-Metragem Ibero-americano de Ficção, para obras com duração mínima de 60 minutos; Documentário Ibero-americano, para filmes com duração a partir de 45 minutos; e Curta-Metragem Ibero-americano, para animações, documentário e ficções com até 30 minutos. Nas três categorias os filmes devem ter sido finalizados em 2014 ou 2015 e permanecerem inéditos em território mexicano.
O FICG contempla com o troféu Mayahuel e premiação em dinheiro os vencedores em várias categorias, incluindo o Prêmio Maguey, que laureia longas-metragens que abordem temas relacionados à comunidade LGBT.
Além das mostras competitivas, o festival promove seções paralelas fora de competição e dedica um importante espaço ao mercado e ao desenvolvimento de projetos, com o Guadalajara Film Market, o Guadalajara Constrói e o Encontro Ibero-Americano de Coprodução.
Para mais informações, acesse o site www.ficg.mx.