Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 7 de abril de 2015

Processo de Seleção | Projeto Biblioteca do Corpo 2015

O projeto Biblioteca do Corpo foi criado e desenvolvido pelo coreógrafo e dançarino Ismael Ivo, como método especial para orientar e treinar jovens profissionais.
O projeto deriva do Arsenale della Danza, desenvolvido no contexto da Bienal de Veneza. Em 2011, em parceria com o Sesc, foi realizado o espetáculo Babilônia – O Terceiro Paraíso, que contou com a participação de cinco bailarinos, selecionados para o programa de workshops na cidade italiana. No ano seguinte a parceria entre o Sesc, a Secretaria de Estado da Cultura e o Arsenale della Danza resultou no espetáculo Biblioteca del Corpo e na participação de oito bailarinos. Em 2013 o projeto migrou para Viena, na Áustria, contando agora com a participação do Sesc, da Secretaria do Estado da Cultura, por meio da Poiesis – Organização Social da Cultura, e do ImPulsTanz Festival promovendo a inserção de dez bailarinos brasileiros no processo. Em No Sacre, um corpo de bailarinos encenou um ritual coletivo que divide a oposição entre a razão e o instinto.  Em 2014 o coreógrafo Ismael Ivo se inspirou no conto “A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez para criar Erêndira, trabalho coreográfico que explora as relações desta narrativa com questões sociais e existenciais da atualidade.
O objetivo da Biblioteca do Corpo é permitir que os bailarinos sigam em busca de sua identidade artística e alcancem nível individual de excelência. Em conexão com o trabalho artístico, o projeto conta com a participação de uma assistente social. É destinado a bailarinos brasileiros, com sólida formação em sua área (estilos e técnicas tais como clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, hip hop, vogue, entre outros). O programa será realizado na cidade de Viena, Áustria, de 5 de julho a 15 de agosto de 2015, no Festival Impustanz, sob coordenação e curadoria de Ismael Ivo e, posteriormente, na cidade de São Paulo, Brasil.
Leia, a seguir, o edital e veja como se inscrever. Se preferir, faça o download do edital aqui.
 

Processo de Seleção | Projeto Biblioteca do Corpo 2015


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Poiesis – Organização Social da Cultura, em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio e Impultanz Festival – Viena torna público o presente processo de seleção e convoca bailarinos interessados em concorrer a uma das 10 (dez) Bolsas de Estudos que serão oferecidas para participação do programa de estágio internacional BIBLIOTECA DO CORPO 2015, a ser realizado de acordo com as condições aqui previstas.

1.    APRESENTAÇÃO

O Projeto BIBLIOTECA DO CORPO foi criado e desenvolvido pelo coreógrafo e dançarino Ismael Ivo, como método especial para orientar e treinar jovens profissionais da dança. Tem o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de sua identidade artística e alcancem nível individual de excelência. Em conexão com o trabalho artístico, o projeto conta com a participação de uma assistente social. É destinado a bailarinos com sólida formação em sua área, provenientes de qualquer linguagem da dança (balé clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, danças urbanas, entre outras). O programa será realizado na cidade de Viena, Áustria, de 17 de julho a 15 de agosto de 2015, no Festival Impustanz, sob coordenação e curadoria de Ismael Ivo e, posteriormente, na cidade de São Paulo, Brasil.

1.1.    Detalhamento das Ações:
a)    O programa visa uma imersão em processos formativos em dança, a partir do contato privilegiado com diversas abordagens técnicas e estéticas coreográficas. Ao final do estágio, os bolsistas do Brasil, juntamente com bailarinos-bolsistas de vários outros países, apresentam uma finalização do processo artístico dentro do Festival ImPulsTanz em Viena, a ser dirigido pelo coreógrafo Ismael Ivo, idealizador e curador do projeto Biblioteca do Corpo, nos dias 13 e 14 de agosto;
b)    Processo de criação e apresentações de um espetáculo, dirigido por Ismael Ivo, em São Paulo entre os dias 18 a 27 de agosto, em unidade do SESC São Paulo. A criação do espetáculo contará com a participação de um grupo de pessoas que passarão por um processo de estágio, o qual será subdividido em 5 (cinco) áreas (cenário, iluminação, figurino, produção e criação cênica) que contribuem diretamente para o aperfeiçoamento e realização da parte técnica do espetáculo;
c)     Participação em ações de aperfeiçoamento artístico, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, dentro das ações do Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado, com programação que será composta por: apresentações nas Fábricas de Cultura,  estágios,  compartilhamento de processo de criação, mesa de discussão que amplie o debate sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.


1.2.     O calendário de realização do Projeto Biblioteca do Corpo está definido da seguinte forma:
a)    15 de julho: viagem para Viena/ Austria;
b)    17 de julho a 16 de agosto: estágios, aulas, ensaios e apresentação de finalização de processo artístico em Viena;
c)    17 de agosto: retorno para São Paulo/ Brasil;
d)    20 de agosto a 04 de setembro: ensaios e montagem do espetáculo em São Paulo, Brasil;
e)    05 e 06 de setembro: apresentação do espetáculo em São Paulo;
f)     08 a 16 de setembro: período de atividades e ações formativas no Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado: mesa de discussão, mostra de processo, entre outras atividades.


2.    DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1.      As 10 (dez) Bolsas de Estudos serão concedidas somente a dançarinos profissionais brasileiros, residentes no Brasil, com idade entre 18 e 27 anos, respeitando as etapas aqui previstas.

2.2.    Do total de bolsas, 5 (cinco) serão concedidadas, exclusivamente, para bailarinos com residência e atuação comprovada no Estado de São Paulo.

2.3.      O Processo de Seleção será conduzido por uma Comissão de Avaliação formada por representantes do SESC São Paulo, da Poiesis/Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e do Projeto Biblioteca do Corpo.

2.4.      Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato declara que as informações por ele prestadas são verdadeiras, sujeitando-se, na hipótese de apuração de falsidade, à exclusão do programa e consequente cancelamento da Bolsa de Estudos (caso tenha sido contemplado).

2.5.      A Bolsa de Estudos cobrirá os itens presentes no parágrafo 6.1 deste edital e será concedida somente aos candidatos selecionados que concluírem todas as etapas do processo de seleção.


3.    DAS CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DA BOLSA DE ESTUDOS

3.1.    Além do que previsto no item 2.1, fica consignado que somente deverão participar do processo de seleção bailarinos com sólida formação em sua área.

4.    DAS INSCRIÇÕES

4.1.      As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição e envio de 01 (uma) foto de rosto e 01 (uma) de corpo inteiro, através do site das Oficinas Culturais do Estado (clique aqui), de 06 de abril a 17 de maio de 2015.

4.2.      Não serão consideradas as incrições realizadas fora do prazo ou que não cumprirem todos os requisitos previstos neste edital.

4.3.      O não atendimento a qualquer uma das condições previstas neste edital resulta na eliminação do candidato do processo de seleção.


5.    DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1.    A seleção dos candidatos contará com as seguintes etapas:

a)    Análise da ficha de inscrição;
b)    Dinâmica de grupo e entrevistas com até 50 (cinquenta) candidatos escolhidos dentre todos os inscritos, que serão realizadas em uma das unidades do SESC na capital, a partir de agendamento prévio da organização;
c)    Audição com a participação de até 50 (cinquenta) candidatos pré-selecionados, a ser realizada em uma das unidades do SESC na capital.

5.2.      A fase mencionada na alínea ‘a’ do item 5.1 será realizada no dia 18 de maio de 2015, por uma Comissão nomeada pelo SESC São Paulo e Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Os selecionados nessa etapa serão comunicados por e-mail e através dos sites do SESC São Paulo e das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo no dia 19 de maio de 2015.

5.3.      No dia 20 de maio ocorrerão os agendamentos para as entrevistas e dinâmica de grupo, quando o candidato deverá apresentar-se munido de documento de identidade e de foto 3x4. As entrevistas ocorrerão de 22 de maio ao dia 1º de junho para os candidatos residentes em São Paulo e no dia 8 de junho para os candidatos residentes em outros Estados.

5.4.    Entre os dias 09 e 10 de junho serão realizadas, nas dependências de uma das unidades do SESC na capital, as audições mencionadas na alínea ‘c’ do item 5.1;

5.5.      A divulgação dos 10 (dez) bolsistas selecionados será realizada no dia 12 de junho de 2015, por meio de publicação nos sites do SESC São Paulo e das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.


6.    A BOLSA DE ESTUDOS COMPREENDE

6.1.    A bolsa de estudos oferecida contempla:

a)  passagem aérea São Paulo – Viena – São Paulo;
b)  Aulas diárias de dança;
c)  Alimentação;
d)    Hospedagem;
e)    Ingressos para espetáculos em cartaz no Festival;
f)    Seguro Saúde.

6.2.    Os itens que compõem as alíneas c) e d) serão geridos pela Organização do Projeto, durante as estadias em Viena e na cidade de São Paulo.

7.    DO CANCELAMENTO

7.1.     A Bolsa de Estudos será imediatamente cancelada se for constatada a inidoneidade de qualquer um dos documentos apresentados ou quando constatado que as informações prestadas pelo candidato não são verídicas.

8.    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1.      As omissões e os esclarecimentos adicionais relativos a este Edital serão supridos e prestados pela Comissão de Avaliação.

8.2.    As deliberações da Comissão de Avaliação são soberanas e não caberá qualquer tipo de recurso.

Dúvidas e informações somente através do e-mail: bibliotecadocorpo@oficinasculturais.org.br