Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Abertas inscrições para prêmio de estímulo a curtas

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o 2º Prêmio BDMG Cultural/Fundação Clóvis Salgado de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, uma parceria estabelecida entre a Fundação Clóvis Salgado e o BDMG Cultural.
O prêmio busca estimular a produção cinematográfica dos novos realizadores e oferece aos artistas a possibilidade de elaborar propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso, de acordo com o conceito de ‘Cinema de Invenção’, estabelecido pelo pesquisador Jairo Ferreira.
Serão contemplados quatro projetos em duas categorias: Amanhecer– para diretores estreantes – cujo prêmio será de R$15 mil e Mirada – para diretores que já realizaram pelo menos um curta-metragem com comprovada exibição pública em festivais, mostras ou televisão, cujo prêmio será de R$30 mil cada.
O resultado será divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado e do BDMG Cultural até o dia 27 de julho e os realizadores têm até o dia 4 de dezembro do mesmo ano para a finalização do projeto.
Clique aqui para acessar o edital e a ficha de inscrição.
Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento
Lançado em 2013/2014, a primeira edição do prêmio contemplou quatro cineastas nas duas categorias. Boa Morte, de Débora de Oliveira e Rapsódia para o homem negro, de Gabriel Martins Alves, foram selecionados na categoria Amanhecer. Contas, de Mirían Aparecida Rolim, e Quintal, de André de Novais Oliveira foram contemplados na modalidade Mirada.
Os quatro filmes foram exibidos na abertura do 16º FESTCURTASBH e alguns deles já tiveram destaque em importantes festivais de cinema: Boa Morte foi exibido no Festival de Cinema de Tiradentes em 2015, e Quintal foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes deste ano.
Inscrições e comissão de seleção
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Gerência de Cinema, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG), até o dia 31 de maio, de 10h às 18h ou via correios, com Aviso de Recebimento (AR) e postagem até a data limite disposta no edital. Os interessados poderão inscrever até duas produções, que precisam ter um mínimo de 70% da equipe residente em Minas Gerais e 60% das gravações realizadas no Estado.
A comissão responsável por avaliar os curtas-metragens será composta por três profissionais de reconhecida atuação no setor audiovisual, a serem indicados pela Fundação Clóvis Salgado, coordenada pela Gerência de Cinema da Instituição, e pelo BDMG Cultural. Entre os critérios de seleção, destaca-se: relevância conceitual e temática, inovação, impacto social e cultural e a utilização criativa de meios de produção a baixo custo.