Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Inscrições prorrogadas para o Edital de Fomento ao Teatro de São Paulo até 25 de fevereiro

As inscrições estão abertas até o dia 25 de fevereiro.

O programa Fomento ao Teatro está com inscrições abertas para grupos da cidade de São Paulo. São mais de 12 anos proporcionando o desenvolvimento do Teatro na cidade. O EPSB fez um resumo do edital para quem pretende concorrer neste semestre.

Nome do EditalPrograma Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – 28ª Edição

Quem promove: Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

ObjetoSelecionar e apoiar, no máximo, 20 projetos de manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral. Refere às práticas dramatúrgicas ou cênicas, mas não se aplica à pesquisa teórica restrita à elaboração de ensaios, teses, monografias e semelhantes, com exceção daquela que se integra organicamente ao projeto artístico.

Quem pode participar: Pessoas Jurídicas de natureza cultural com sede na cidade de São Paulo que representem núcleos artísticos sediados e com atividade profissional no Município de São Paulo. Cada proponente pode apresentar apenas uma proposta, exceto cooperativas e associações culturais com sede na cidade.

Entende-se como núcleo artístico os artistas e técnicos que se responsabilizem pela fundamentação e execução do projeto, constituindo uma base organizativa de caráter continuado.

É vedada a participação de integrantes de um núcleo artístico em outro núcleo artístico, mas um artista ou técnico pode ser incluído em fichas técnicas de diferentes projetos.

AporteO valor máximo que poderá ser concedido a cada projeto é de R$ 979.491,90 (novecentos e setenta e nove mil, quatrocentos e noventa e um reais e noventa centavos), a critério da Comissão Julgadora.

Prazos: o prazo de inscrições termina em 25 de fevereiro.

O que deve ser apresentado:
Os projetos devem obedecer a seguinte estrutura:
  • Dados cadastrais: Data e local | Nome, tempo de duração e custo total do projeto | Nome da empresa jurídica, número de CNPJ e do CCM, endereço e telefone | Nome do responsável pela pessoa jurídica, número de seu RG e CPF, seu endereço e telefone | Nome, RG, CPF, endereço, telefone e endereço eletrônico do representante do núcleo artístico |
  • Objetivos a serem alcançados;
  • Justificativa dos objetivos a serem alcançados;
  • Plano de trabalho, cuja duração não poderá ser superior a dois anos, explicitando o desenvolvimento e duração das atividades em três etapas;
  • O plano de trabalho deverá indicar o número total de meses do projeto, detalhando cada um deles com a seguinte denominação: mês 01, mês 02 e assim sucessivamente até completar a duração total;
    • Obs.: O início do plano de trabalho será sempre a partir da data de recebimento da primeira parcela do prêmio.
  • Orçamento, que não poderá ultrapassar o total de R$ 979.491,90 e deverá prever todos os recursos financeiros, humanos e materiais necessários para o desenvolvimento do projeto;
  • Cronograma da utilização dos recursos previstos no orçamento;
  • Apresentação de um cronograma com o detalhamento em três etapas, conforme o plano de trabalho, contendo as características, objetivos e duração de cada uma das etapas.
  • Currículo completo do proponente;
  • Currículo do núcleo artístico (histórico do núcleo), acompanhado de documentos comprobatórios das atividades mencionadas.
  • Currículo individual de todos os componentes do Núcleo Artístico.
  • Ficha técnica do projeto relacionando as funções a serem exercidas e o nome de artistas e técnicos confirmados até a data da inscrição.
  • As seguintes informações quando o projeto envolver produção de espetáculo: a) Argumento, ou roteiro, ou texto (quando houver) com autorização do autor ou SBAT; b) Proposta de encenação; c) Concepções de cenários, figurinos, iluminação e música quando prontas na data de inscrição; d) Compromisso de temporada a preços populares discriminando o período das apresentações e o preço dos ingressos; e) Realização de estreias, temporadas e circulação dos espetáculos nos espaços públicos municipais incluindo os CEUs.
  • Informações complementares que o proponente julgar necessárias para a avaliação do projeto.
  • Se o proponente preferir “Fotos e Materiais de Imprensa” deverão ser cadastrados à parte, no campo Anexos, para que o espaço do projeto não seja comprometido.

Entrega e mais informaçõesSó serão admitidas as inscrições realizadas pelo portal SP Cultura através do link spcultura.prefeitura.sp.gov.br.

Graças a Deus, é o fim dos cadernos, impressões, encadernações, custos de gráfica, DVDs e etc. Entramos na era do online. Os cuidados são outros agora: ter uma boa conexão de internet, fazer com mais antecedência, saber reduzir o tamanho do projeto e etc.

Para tanto, a responsável pelo Núcleo Artístico, bem como a proponente jurídica, deverão se cadastrar no portal como agentes culturais.

Veja um vídeo com o passo a passo para se cadastrar na plataforma [aqui]. 

Após selecionado o botão "Enviar Inscrição" recomenda-se que seja realizado um print da tela.

O Núcleo de Fomento ao Teatro estará disponível para consultas sobre a utilização da ferramenta de inscrição online durante todo o período de inscrições pelos telefones: 3397-0140 ou 3397-0141 ou ainda pelo e-mail: fomentoteatrosmc@gmail.com.

Sobre a InstituiçãoEstabelecido pela Lei 13.279/02 o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo tem por objetivo apoiar a manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral visando o desenvolvimento do teatro e o melhor acesso da população ao mesmo, por intermédio de grupos profissionais de teatro que são financiados diretamente por este programa.