Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


domingo, 9 de outubro de 2016

Curso - Desmontagem Cênica - Como fizemos "Mente e Mentira", de Sam Shepard

Orientador: Mateus Monteiro
Objetivo
O curso irá realizar o procedimento de "desmontagem cênica" do espetáculo "Mente Mentira", de Sam Shepard, que estará em cartaz ao mesmo tempo na SP Escola de Teatro. Através deste processo, os alunos não somente terão acesso às discussões, exercícios e ferramentas utilizados durante o processo de montagem do espetáculo como também poderão experienciá-los por meio da criação de cenas da peça.
A desmontagem cênica é um procedimento que surgiu na América Latina, em meados da década de 80, oriundo de coletivos teatrais, em cidades como Lima e Havana. O intuito é revelar ao público os caminhos percorridos pelas equipes técnica e artística na criação de determinado espetáculo, desvelando suas angústias e euforias, erros e acertos.
Trata-se  portanto de uma potente ferramenta didática para os interessados na composição cênica e que desejam ter acesso e discutir os meandros percorridos pelo grupo até chegar ao resultado artístico que é apresentado ao público.

Mateus Monteiro 
É dramaturgo formado em 2011 na primeira turma da SP Escola de Teatro, ator e diretor. Atualmente é mestrando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde pesquisa dramaturgia e relações afetivas na contemporaneidade. Como ator tem atuado em diversos espetáculos, como: Playground, de Rajiv Joseph, direção de Marco Antonio Pamio, pelo qual está indicado ao Prêmio Shell de 2016 na categoria de melhor ator; Amarelo Distante, monólogo baseado em contos de Caio Fernando Abreu, direção de Kiko Rieser; e Memórias (Não) Inventadas, inspirado na obra de Tennessee Williams, dirigido por André Garolli. Neste ano estreou na direção com o espetáculo Mente Mentira, de Sam Shepard. Atua também como assistente de direção em diversos espetáculos e é professor de atuação na CN Artes.

Público
Atores e diretores
*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).
De 17 a 21 de outubro de 2016;
Segunda a sexta – das 19 às 22h;
Local: Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 6 a 12 de outubro de 2016
Aprovados e matrícula online: 14 de outubro de 2016
CONFIRMAÇÃO
Os inscritos receberão um e-mail de confirmação. Como as vagas são limitadas, as inscrições serão aceitas por ordem de chegada.

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/112.php