Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Curso - Atuação para Teatro Musical

Orientador: Cadu Witter
Objetivo
O objetivo do curso é trabalhar a interpretação em cena musical, a partir do canto, fala, dança, movimentação e gesto numa atuação musicalizada e preenchida no corpo-mente-emoção do ator. 
Para isso, é importante desenvolver, no ator:
a) a encarnação de conceitos musicais que constituirão um repertório vivo a ser levado à cena, 
b) bem como instrumentalizá-lo para o estudo das personagens, 
c) trazer o aprofundamento das ações cotidianas a partir da musicalidade, que lhes retira o caráter de reprodução, 
d) emancipar o ator para a interpretação, conscientizando-o de que Teatro Musical é Teatro e ponto.

Cadu Witter
É ator, diretor e pesquisador de teatro, mestre em Artes Cênicas pela USP e Mestre em Educação e Semiótica.

Professor convidado de Poéticas da Voz e de Música para Atores no curso de graduação do CAC/ECA/USP, além de professor e orientador de teatro em cursos técnicos como a SP Escola de Teatro, a Thymeli e o Sesi Vila Leopoldina.

É um dos fundadores da Cia. OPSIS de Teatro, em São Paulo, pela qual dirigiu e atuou em diversos espetáculos como "Entre 4 Paredes" e "Esperando a Chuva" de 2011, em cartaz no Satyros “Once" de 2015 e "El Justiciero" de 2016, em cartaz na SP Escola de Teatro.

Dirigiu também espetáculos como "Duas Noites" e "Uma Peça Homofóbica", ambas peças de Carlos Hee, respectivamente em 2013 e 2014. Em 2015, dirigiu o musical "Dias de Luta, Dias de Glória", em cartaz no Teatro Gamaro, e o infantil "Viagem ao Centro de Você", em cartaz no Espaço Promon. No mesmo ano fez a direção cênica de três óperas: "Tosca", "La Donna del Lago" e "Die Tote Stadt", todas em cartaz no Teatro São Pedro.

Orientador pedagógico e assistente de direção artística do Programa Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo. Pesquisador do Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator).

Público
Atores, cantores, dançarinos e todas as pessoas interessadas em se lançar na investigação da musicalidade como organizadora da composição cênica, com o objetivo de trabalhar em peças musicais, profissionais ou não. A partir de 16 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/125.php
Seleção
1ª fase: Análise curricular, carta de interesse 
2ª fase: Audição
De 10 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2017
Segunda a Sexta – das 15 às 18h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 22 de Novembro a 11 de Dezembro 
Divulgação dos selecionados para audição: 13/12
(Atenção: os selecionados para a audição receberão um comunicado por e-mail no dia 14/12 e deverão confirmar comparecimento) - apenas os convocados realizarão a audição.
Audição: 16 e 17 de Dezembro
Aprovados e matrícula online: 19 e 20 de Dezembro