Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MASP terá prêmio de R$ 200 mil para artes visuais


O Museu de Arte de São Paulo (MASP) deve instituir, ainda neste ano, um concurso voltado para as artes visuais, com prêmio de R$ 200 mil. O prêmio será destinado a um artista contemporâneo cuja obra tenha se destacado no ano anterior. A informação é do jornal Folha de S. Paulo do último sábado (21/1).
Patrocinada pela Mercedes-Benz, a premiação tem um dos valores mais altos do mundo entre as do gênero. ”Esse é um valor considerável para a situação de hoje. Está à altura do papel que a arte contemporânea hoje ocupa no mundo e no país” afirmou o curador do Masp, Teixeira Coelho, à Folha.
Um júri formado por José Roca, curador de arte latino-americana da Tate Modern, em Londres, Teixeira Coelho, curador do Masp, Chris Dercon, também curador da Tate, e os curadores independentes brasileiros Paulo Herkenhoff e Aracy Amaral, formará uma lista com 50 nomes – cada jurado deve indicar 10 artistas. Desses, três finalistas serão selecionados.
Os três melhor avaliados farão exposições no museu, em novembro, para mostrar ao público uma parte de suas obras. O primeiro vencedor deve ser anunciado em dezembro.
São elegíveis todos os tipos de manifestação artística contemporânea, incluindo vídeos, performances, intervenções urbanas e suportes mais tradicionais, como pintura, desenho e escultura.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.