O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), irá premiar obras literárias em português do Brasil, do gênero romance, que tenham como tema a cultura afro-brasileira.
As inscrições para o Prêmio Oliveira Silveira já estão abertas e podem ser feitas até as 17 horas do dia 28 de setembro. Serão contemplados cinco autores, um de cada região do país. Cada um deles receberá R$ 30 mil em prêmio e terá sua obra impressa.
As obras inscritas deverão ter, no mínimo, 150 páginas e serem inéditas. As propostas habilitadas serão avaliadas por uma comissão de seleção formada por representantes do MinC e da FCP e por, no mínimo, 10 integrantes da sociedade civil com reconhecida competência na área de Humanidades, com ênfase em literatura e cultura afro-brasileira.
Serão levados em conta cinco critérios para escolha das obras a serem premiadas: a) criatividade: textos que apresentem soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão; b) comunicabilidade: clareza e objetividade do texto; c) originalidade: os textos não devem repetir os temas banais e redundantes; d) estímulo à leitura: textos que provoquem a vontade de ler; e e) candidato autodeclarado negro.
Clique aqui para acessar o edital.