Estão abertas desde a última sexta-feira (29/1) e seguem até 13 de março as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Vivaleitura. Serão quatro iniciativas de promoção de leitura premiadas com R$ 25 mil cada.
Criado em 2006, como desdobramento do Ano Ibero-Americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura é uma ação conjunta do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação e integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). O objetivo da iniciativa é estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.
Nesta edição, serão selecionados os melhores trabalhos de todo o Brasil em quatro categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física).
Um dos destaques do prêmio é a menção honrosa José Mindlin, que, a cada ano, reconhece iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência.
O prêmio conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.
Os promotores desta edição estimulam a participação de projetos idealizados e/ou executados por crianças e jovens e também de ações de estímulo à leitura realizadas na internet.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site www.premiovivaleitura.org.br.